A nostalgia é a grande tendência da vez

Por

A TV americana está em nostalgia desde o ano passado quando tivemos novos episódios de séries como Gilmore Girls e Fuller House depois de loooongos anos de término. 2017 parece que segue o mesmo ritmo e além de 10 novos episódios de Will & Grace, teremos também a volta de Prison Brake e Twin Peaks.

Há algum tempo a Disney também vem transformando em filme desenhos e histórias que fizeram grandes fãs. Grande parte da bilheteria inclusive é de adultos.

Além disso, as últimas temporadas têm sido marcadas pela volta de fortes tendências de moda dos anos 80 e 90. São peças de roupa, acessórios e até tecido. Muita coisa que passamos a achar brega algum tempo depois e que juramos que nunca mais usaríamos, estão fazendo sucesso novamente.

A produção de tudo hoje está muito acelerada. São muitas séries novas sendo lançadas por ano, uma quantidade de filmes tão grande que é difícil acompanhar nos cinemas e ainda coleção atrás de coleção de roupa. Mesmo com tanta novidade como a nostalgia pode estar em alta? Por que ainda nos interessamos tanto pelo o que já passou?

As informações e estímulos estão por toda a parte e tem uma rotatividade muito alta. É difícil dar conta de tudo e não dá tempo de assimilar, se identificar e curtir. Quando nos damo conta aquilo já está ultrapassado e já temos algo novo para consumir.

Essas coisas que estavam no passado e tem feito sucesso, não são apenas legais, tem também memória afetiva envolvida. Eram coisas lançadas com antecedência, que desejávamos por um tempão e depois que conseguíamos comprar era a nossa roupa preferida pelos próximos 6 meses. Não existia spoiler de série, ou conseguir baixar antes de passar ou assistir uma temporada inteira de vez. Existia muita expectativa envolvida.

E quem acha que expectativa é ruim e não devemos cultiva-la, tá aí a prova de que não é bem assim. Expectativa traz valor e importância para as coisas. É cultivado um carinho com aquilo. E nesse sentido temos cultivado muito pouco ou praticamente nada.

Nostalgia é aquele sentimento que aquece nosso coração, é como se abraçássemos uma pessoa querida. O que desperta essa sensação em vocês? O que vocês gostariam de sentir de novo?

Obs: Eu amaria ter mais episódios de The O.C. Volta Seth!! Califooooooornia, heeere we coooome!

27 anos de pura teimosia e compreensão. Psicóloga, apaixonada pela confusão da mente humana. Vive para comer bem e sonha em adotar todo os cachorros abandonados do mundo. Além de trazer as novidades de moda e beleza, também quer te fazer pensar sobre as coisas da vida!
1 Comment
  • Vestindo Ideias
    janeiro 19, 2017

    Eu assisti todos essas séries “novas” em cima das velhas, sou a louca de Gilmore Girls e não consegui reassistir the OC ainda 🙁 E a moda dos anos 90 de volta? amooo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *