Ambientes integrados são mesmo a melhor opção?

Por

Com a diminuição do tamanho dos imóveis uma das alternativas para aumentar sua amplitude tem sido a escolha por integrar mais de um ambiente. Essa tendência tem se refletido também em imoveis maiores e novos, já vindo assim da construtora. Muitas são as vantagens além da amplitude, como a otimização de espaço, ambientes mais arejados e uma área maior de circulação. Mas existem algumas desvantagens que são pouco faladas e precisam ser levadas em conta.

cozinha e sala integrados

A correria do nosso dia a dia está cada vez maior e por isso o tempo que temos para dedicar a organização da casa é cada vez menor. Precisamos de praticidade mas muitas vezes ambiente integrado é sinônimo de bagunça integrada! Isso é muito ruim na hora de receber visitas pois se elas vierem de última hora você vai precisar correr para arrumar todos os ambientes, inclusive a cozinha que poderia ficar escondida. Mas esse é um ponto negativo também para sua rotina. Às vezes é bem difícil relaxar assistindo à tv com uma pilha de louça suja piscando para você logo ali ao seu lado! Então se você não é o tipo de pessoa que consegue manter tudo organizado, talvez essa não seja sua melhor opção.

sala-cozinha-integracao-decoracao-reforma-horz

A configuração de salas de estar e jantar com a cozinha é a integração mais comum. Nesse caso é preciso prestar atenção se o espaço for pequeno e por quantos moradores ele será utilizado. A reclamação campeã é sobre o barulho. Geralmente quem está usando a cozinha atrapalha quem está na sala, vendo um simples filme ou muitas vezes estudando ou trabalhando. A concentração cai abaixo de zero. E a responsável pela limpeza da casa ainda tem outra queixa: os cheiros e a gordura se espalham e impregnam com facilidade outros ambientes da casa. Então se for fazer pipoca é bom fazer bastante porque não vai dar pra disfarçar e você vai precisar dividir!

quarto e banheiro integrados

Outra configuração de integração de ambientes que é menos comum mas que está ganhando espaço é entre quarto e banheiro. Se você morar sozinho dificilmente vai se incomodar com qualquer uma dessas integrações, mas se já houver pelo menos uma segunda pessoa dividindo o espaço será mais complicado. No inicio pode até parecer legal e diferente mas com o tempo a falta de privacidade pode incomodar. E além disso existe a questão da umidade diária que não é bom para eletrônicos, alguns tipo de móveis e até papel de parede. Se essa for a sua escolha é bom lembrar que esse ambiente precisa ser bem arejado (até porque os odores também vão acabar ficando integrados).

quarto-e-banheiro-integrados2-horz

Por fim é importante ressaltar a parte de decoração. Ela vai precisar de harmonia entre os ambientes integrados e quanto menos informação melhor. Se você é daqueles que adora enfeites, quadros, tapetes e almofadas, pode acabar gerando um espaço amplo mas pesado e com excesso de informação.

Então antes de optar por reformar seu imóvel ou adquirir um que já venha nesse esquema, é bom pensar nesses aspectos! Às vezes, uma parede pode ser seu melhor investimento.

27 anos de pura teimosia e compreensão. Psicóloga, apaixonada pela confusão da mente humana. Vive para comer bem e sonha em adotar todo os cachorros abandonados do mundo. Além de trazer as novidades de moda e beleza, também quer te fazer pensar sobre as coisas da vida!

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *