Como escolher uma faculdade

Por

Teoricamente, escolher a faculdade que se vai cursar é uma das decisões mais importantes da vida, mas na prática a gente sabe que isso não é tão decisivo assim. É totalmente possível que se mude de ideia, tranque a faculdade ou até se forme e só depois de uma década descubra sua verdadeira vocação. Nunca se sabe, mas é importante que a gente minimize os riscos e aumente a possibilidade de acertar logo de primeira.

Muitas são as dicas e as formas de encontrar qual pode ser a sua profissão, aqui vamos dar duas dicas mais práticas para se chegar lá. Além da parte de autoconhecimento que é importantíssima, onde você vai identificar as áreas que tem interesse, suas habilidades e gostos, é preciso ir um pouco além.

como escolher uma faculdade

Se imagine trabalhando

É preciso pensar no dia a dia e responder algumas perguntas para si mesmo. Lembre-se: você está prestes a escolher o que vai fazer diariamente por muitos anos.

  • Você gosta de rotina? Prefere ter horário pra entrar e sair ou gostaria de ter seu próprio ritmo?
  • Você se importaria de usar uniforme ou uma roupa específica?
  • Em que tipo de ambiente você gostaria de trabalhar? Escritório, indústria, visitando clientes diferentes, na sua própria casa?
  • Você gosta ou tem habilidade em lidar com pessoas/público?
  • Você pretende ser profissional autônomo, ter sua própria empresa, tem o sonho de trabalhar numa multinacional?

Enfim, essas são algumas questões práticas com as quais é preciso se preocupar também. Eu, por exemplo, sofreria muito se tivesse que trabalhar de segunda à sexta, das 8h às 18h, fechada num escritório, sentada numa cadeira de rodinha com a cara no computador. Então escolhi uma profissão que me identificasse mas que também tivesse a possibilidade de flexibilizar meu dia a dia. Já algumas pessoas preferem ter essa estabilidade de horário e uma rotina totalmente regrada, se sentem mais produtivas assim. Também vejo gente que detesta trabalhar em casa porque não tem contato com outras pessoas e colegas de trabalho. Durante algum tempo a gente se adapta a tudo, mas a longo prazo isso pode trazer frustração e exaustão, então é preciso levar em conta na hora da escolha.

como escolher uma faculdade

Qual a melhor faculdade para cursar o que eu escolhi?

Hoje as opções são inúmeras, existem faculdades mais próximas de onde moramos, existem as mais caras e existem até as que são à distancia, mas existe um outro quesito mais importante que isso tudo na sua escolha. Dentro de cada profissão existem diversas linhas e áreas de atuação. Dentro da psicologia, por exemplo, existem várias linhas de pensamento diferentes como a psicanálise, comportamental, sistêmica, corporal e etc.. existem também vários campos de atuação como a psicologia clínica, escolar, organizacional e hospitalar. Claro que é só durante o curso que você vai conhecer a fundo cada uma delas e ter embasamento para decidir o que se identifica mais. Mas apesar de todas as faculdades te ensinarem o geral, cada uma delas vai dar um enfoque maior em uma área, e se você pesquisar anteriormente e já tiver uma noção do que se trata, pode escolher uma faculdade que vai te aprofundar mais naquilo que você precisa e gosta.

Então aqui a dica é pesquisar sobre o curso que você escolheu, como ele se divide e ler o currículo de cada faculdade. Veja quais são as matérias e qual o foco de atuação principal.

como escolher uma faculdade

Na minha época de vestibular eu não me atentei a esse detalhe e escolhi uma faculdade que oferecia bolsa de 50% de desconto. Durante 3 anos do curso eu tive enfoque e aprofundamento numa linha de pensamento com a qual eu não me identificava e tive que buscar muitas referências e leituras por fora da qual eu realmente gostava e iria seguir na área profissional. Então se tiver a oportunidade de escolher a faculdade baseado nesse requisito, eu recomendo. Esqueça qual é a faculdade mais famosinha da sua cidade, que tem as melhores festas ou onde a maioria dos seus amigos vai estudar. Essa pesquisa vale a pena!

Então para fazer uma escolha mais certeira, não tenha preguiça, tente aliar os seus gostos e habilidades ao estilo e rotina de vida que pretende ter. Leia, pesquise e pondere.

27 anos de pura teimosia e compreensão. Psicóloga, apaixonada pela confusão da mente humana. Vive para comer bem e sonha em adotar todo os cachorros abandonados do mundo. Além de trazer as novidades de moda e beleza, também quer te fazer pensar sobre as coisas da vida!
4 Comments
  • Joyce
    novembro 23, 2016

    Que post maravilhoso! Estou em época de vestibular e embora eu já tenha decidido o que quero fazer, é sempre importante pessoas como você darem dicas para quem está totalmente perdido. Depois da sua dica eu vou dar uma olhada no edital da minha futura faculdade rs.

    Obrigada e parabéns!
    http://migre.me/vzfOY

    • Tatiana Lopes
      novembro 23, 2016

      Obrigada Joyce! É sempre bom saber que estamos no caminho certo e fazendo diferença 😉
      Sucesso na sua escolha e boa sorte na faculdade!
      Beijão

  • Jessie
    novembro 25, 2016

    ótimo post, eu entrei na universidade esse ano e tomei a decisão de forma precipitada sabe, acabei não pensando muito no depois e como consequência meio que me arrependi, pois não é a área que quero trabalhar. Mas por ironia do destino acabei me descobrindo na area da psicologia, tudo por conta de um trabalho sobre estresse kkk. Agora vou investir nesse curso, já pesquisei tudinho sobre a área e tenho certeza que é minha vocação.
    Parabéns pelo blog, e principalmente por esse maravilhoso post que com certeza vai ajudar muita gente a se decidir <3
    http://meiosentimental.blogspot.com.br/

    • Tatiana Lopes
      novembro 28, 2016

      Obrigada Jessie!
      Os erros fazem parte da vida, e ainda mais nesse momento. Mas fico feliz que agora você esteja feliz com a sua escolha.
      Eu sou formada em psicologia e amo essa profissão. Você vai ver que a cada aula vai sentir aquela sensação: estou no lugar certo!
      Boa sorte!!
      Beijão

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *