Culinária para amadores – Torta Salgada

Por

Férias escolares e hora de tirar da manga aquelas receitas práticas. Mas não estou falando de macarrão de 5 minutos e sim de receitas gostosas, que podem ser comidas em mais de uma refeição, quente, fria, em casa ou na marmita e com a ajuda dos pequenos. É um meio de ao mesmo tempo mantê-los ocupados, ao alcance e no final da brincadeira ainda conseguir alimentá-los.

Todos os ingredientes são comuns e podem ser trocados, sendo feita com que já está na geladeira ou armários, afinal tenho certeza que ninguém quer arrastar a prole ao mercado apenas para comprar aquele queijo especial de cabritas das montanhas da Patagônia.

Esta torta salgada é perfeita pois fica gostosa, relativamente saudável dependendo do recheio, fácil e rápida de preparar. Por ser feita no liquidificador ainda sobra pouca louça para lavar. Vão uns dez minutos de preparo e de meia hora a quarenta e cinco minutos no forno para assar.

 

Lista de supermercado / Ingredientes

Massa
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1 e 1/2 xícara de leite
  • 1 xícara de farinha
  • 1 xícara de maisena (pode também ser substituída por farinha na mesma medida sem problema algum caso não tenha maisena em casa)
  • 1/2 colher de sopa de Sal
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 3 ovos grandes
  • Manteiga para untar
  • Queijo ralado
Recheio
  • Queijo fatiado (uns 100 gramas, o suficiente para fazer uma camada do tamanho da forma. Pode ser mozzarella, provolone ou havarti).
  • Alguma carne – aqui vai do gosto do cliente. Quando me refiro a carne, quero dizer o bicho da receita. Na torta das fotos usei camarão. Mas pode ser usado presunto fatiado, salame, carne seca, bacon, sardinha ou qualquer carne gostosa
  • Tomates fatiados
  • 1 lata de milho
  • cebola picada

 

Preparo

Durante o preparo planeje bem em qual etapa você vai querer ajuda de seu ou sua assistente. Lembre-se que pequenas mãozinhas (parece pleonasmo mas não é) são capazes de enormes desastres, mas que pequenos seres quando entediados precisam de poucos segundos para causar perigosas catástrofes.

 

Torta salgada 6-horz

 

1 – Todos os ingredientes da massa vão direto no liquidificador, mas para facilitar a batida e não emperrar, eu sugiro a seguinte sequência: Leite, óleo, farinha, maisena, ovos, sal e fermento. Assim tudo mistura e a massa se parece com um líquido grosso.

2 – Unte a forma com manteiga (caso não tenha manteiga vai margarina mesmo) e despeje metade da massa batida e vamos para recheio.

Eu listei os ingredientes acima como uma sugestão, mas na verdade rechear essa torna requer mais ou menos a mesma mentalidade de cobrir uma pizza. Juntar os ingredientes que se gosta mais e já estão a mão. Isso também dá a vantagem de fazer o recheio em mais de um sabor, por exemplo, uma metade bem macha carregada no bacon com salame e costela e a outra bem leve e vegetariana.

 

Torta salgada 5-horz

 

3 – Minha sugestão é sempre começar pelo queijo fatiado, pois ele impede que os demais ingredientes menores afundem, mantendo o recheio no meio da torta. Cada tipo de queijo vai dar sua textura ou gosto diferente ao final. Mozzarella fica mais macio ao derreter, mas dá um sabor meio familiar demais com pizza e lasanha. Provolone já tem um gosto um pouco mais forte e por aí vai. Mas o melhor mesmo é o que já está na geladeira. Nessa receita especifica das fotos usei provolone e também umas lascas de queijo de cabra, pois quando vai ao forno fica cremoso e tem um gosto sutil e diferente.

4 – Após o queijo vem os vegetais. Tomate em rodelas finas, milho, cebola picada e qualquer outro que você goste. Outras sugestões são azeitonas e alcaparras. Eu geralmente evito vegetais de gosto mais forte como cenoura ou beterraba, pois acabam encobrindo o gosto de outros ingredientes. A não ser que você esteja fazendo a torta vegetariana, daí sim, pode pirar nos vegetais.

5 – Por último espalhe a carne, ou carnes, como preferir.

 

Torta salgada 3-horz

 

dica: quando a torta assa ela esquenta mas não o bastante para cozinhar certos tipos de carne, então se for rechear com bacon dê uma tostada no nele primeiro. Se for camarão use pré-cozido ou dê uma cozinhada bem de leve em água fervendo só para ele pegar o começo do cor-de-rosa, e por aí vai.

6 – Uma vez todo o recheio na forma, cubra com o que restou da massa no liquidificador, e espalhe um pouco de queijo-ralado para dar uma tostada. Não se preocupe se a massa não cobrir todo o recheio, pois no forno ela cresce e no final das contas acaba cobrindo praticamente tudo.

 

Torta salgada 1

 

A torta leva em média de 30 a 45 minutos para assar dependo do forno. Quando a massa crescer e estiver tostada e dourada por cima é porque está pronta.

Sugestões boas de acompanhamento são mostarda dijon, ketchup ou molhos temperados. Tente combinar conforme o recheio.

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *