Culinária para amadores – Geleia de morango

Por

Morango é um dos raros ingredientes que estão em suas respectivas boas épocas ao mesmo tempo no Canadá e no Brasil. É uma ótima chance de aproveitar e encontrar morangos doces e relativamente baratos em qualquer feira, supermercado ou mesmo no quintal para quem tem a paciência de plantá-los.

Mas chega uma hora em que comer morango com creme cansa, e abrir uma garrafa de champanhe por dia além de caro não é exatamente saudável. É nessa hora que uma receita como geleia cai bem

Essa é uma receita que aparenta dar muito trabalho, mas não dá. São só 3 ingredientes e muito simples de fazer.

geleia de morango 1

Geleia de Morango

Geleia de morango feita em casa embora muito mais gostosa e saudável (saudável em comparação com a de supermercado com conservantes. Não ache que é diet, pois ainda vai uma xícara de açúcar inteira aqui) não dura tanto na geladeira quanto aquela comprada pronta no supermercado, mas ainda sim se o vidro tiver sido bem esterilizado, dura semanas ou até meses.

Material

  • 1 panela média
  • 1 panela grande
  • Vidros de geléia vazios (com tampa) ou conserva. A receita rende em média um vidro e meio como os da foto abaixo.

Ingredientes

  • 450 g de morangos (uma caixa dessas que vendem no mercado ou feira)
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher de sopa de suco limão

Modo de Preparo

Lave bem os morangos em água corrente e retire as folhas. Deixe-os de molho em uma tigela por 10 minutos. Em seguida, retire os morangos sem escorrer a água, mas com cuidado para que as “sujeirinhas” fiquem no fundo da tigela. Corte os morangos em pedaços menores, assim eles cozinham mais rápido e depois de amolecer na geleia eles se distribuem melhor.

geleia de morango 3

Junte os morangos, o suco de limão e o açúcar. Não se preocupe em adicionar água nem nada. Conforme os morangos aquecem eles soltam água e o açúcar derrete.

Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por cerca de 30 a 45 minutos, ou até que se forme uma calda grossa e os morangos fiquem bem macios. Nesse momento tenha paciência pequena padawan, resista a tentação de aumentar o fogo para cozinhar mais rápido. Se o fogo estiver muito alto ao invés de derreter o açúcar ele carameliza, daí adeus geleia.

Dica: na verdade não é exatamente uma colher de sopa de suco de limão. Basta pegar a metade do limão e dar uma boa apertada sobre a panela. A quantidade exata de limão varia de acordo com quão doces ou azedos os morangos já estão. Prove um dos morangos antes de colocar na panela. Se estiverem bem doces, esprema a metade do limão desleixadamente sobre a panela. Se ainda estiverem meio azedos ponha só algumas gotas mesmo.

geleia de morango 4

Enquanto a geleia cozinha, encha a panela grande com água o suficiente para cobrir os vidros e ponha para ferver. Quando a água ferver coloque os vidros e as tampas e deixe ferver por 15 minutos. Retire-os da água com cuidado e deixe-os de lado para esfriar um pouco sobre um pano de prato enquanto a geleia termina de cozinhar.

Atenção: não coloque o vidro sobre nenhuma superfície muito gelada, como mármore ou granito, pois o vidro pode estourar.

Dica: Eu gosto de usar potes de molho de tomate como o da foto, de 410 ml, mas você pode usar qualquer outro desde que bem esterilizado. Eu sei que a tentação de apenas lavar os potes ao invés de esterilizá-los é grande, mas a diferença que lavando os potes a geleia vai durar uns dias na geladeira, esterilizando vai durar semanas ou meses.

geleia de morango 2

Retire a geleia do fogo e deixe esfriar um pouco, mas não muito, pois a geleia engrossa um pouco quando esfria. Distribua nos vidros e assim que esfriar podem ir para a geladeira.

Pelo fato da geleia durar bastante na geladeira, ou caso queira fazer mais geleia de uma única vez para poupar trabalho ou tempo, simplesmente multiplique a quantidade de ingredientes e aumente o tamanho da panela. O tempo de cozimento aumenta um pouco, mas não muito.

geleia de morango 5

Prós e contras da geleia feita em casa:

Prós:

  • Não contem químicos ou conservantes
  • A cada vez que você fizer vai pegar mais prática e pode ajustar a receita para ter a geleia perfeita ao seu gosto, mais doce ou mais ácida
  • Mais gostosa

Contras:

  • Se sentir mal quando comprar geleia no mercado novamente, tanto pelo preço como quando for comparar o gosto com a sua
  • Visitas que não sabem quão simples é a receita acham que você não tem mais nada para fazer da vida e passou o dia na cozinha

Bônus

Geleia de framboesa

Para quem tem a sorte ou privilégio de morar onde framboesas são facilmente acessíveis, o método de fazer a geleia é muito parecido.

  • 1 medida de framboesa (no mínimo 1 xícara, senão não vale o trabalho e o tempo)
  • 1 medida de açúcar (sim, a mesma medida da framboesa)

Mas neste caso ferva as framboesas primeiro e esprema elas com uma colher. Adicione o açúcar e retorne ao fogo baixo até ele derreter e formar a calda. A geleia de framboesa também fica pronta muito mais rápido, apenas uns 10 a 15 minutos. Os cuidados com panela e vidros são os mesmos da geleia de morango.

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *