O que você leva dos outros?

Por

Sempre levamos um pouquinho daqueles com quem passamos mais tempo. Sempre. Às vezes levamos um pouquinho até da senhora que puxou papo na fila do banco. Levamos os valores da nossa família, os costumes dos nossos pais e as manias dos nossos irmãos. Isso a gente não escolhe, é fruto da convivência e acaba marcando cada ação nossa. Mas existem aqueles que podemos escolher sim, você sabe o que tem levado deles?

 

amizade

 

Tem gente que só faz brigadeiro com colher de pau porque sempre foi assim que viu a mãe fazer. Tem gente que começou a gostar de livro depois da insistência da amiga para que lesse uma indicação sua. Tem gente que conseguiu manter o plano da academia em dia porque agora tem companhia. Parou ou começou a fumar. Descobriu a maquiagem. Aprendeu a cozinhar. Deixou de comer carne.

Muitas ações nossas começam quando estamos em grupo. Ao ter mais gente fazendo a mesma coisa nos sentimos mais à vontade para praticar o quer que seja. E sem pensar nas consequências afinal, se todo mundo está fazendo ruim não deve ser. É assim que começamos a falar mal de alguém, nos vestimos de certa forma, frequentamos certos lugares e estabelecemos hábitos. As companhias vão ditar seu futuro e dizer com quem andas não é apenas um ditado bobo, acredite, ele tem sentido.

 

shutterstock_65721637-600x400

 

Já fui muito consumista e me importava bastante com marcas, as pessoas com quem eu convivia tinham total influência nisso. Por um tempo achei legal tirar sarro dos outros e também já teve épocas em que me dedicava e tinha mais atenção com o que precisava. Tudo isso dependia de com quem eu andava, a quantidade de tempo que eu dedicava a eles e as prioridades que tínhamos em comum.

Tudo isso parece papo careta e preocupação de mãe, mas é o que vai te formar como pessoa e trilhar onde você vai chegar. Como já dissemos aqui, você é a soma das cinco pessoas com quem passa mais tempo. As características de um grupo se dissolvem dentro dele, e aos poucos todos vão ficam um pouquinho mais parecidos com os outros.

 

tumblr_lptcehmRiE1r0ja0vo1_500_large

 

Tem amigas que vão fazer com que você se preocupe mais com seu corpo, vão formar um grupo de estudos, vão te fazer passar mais tempo em família num fim de semana na fazenda, vão colocar mais neuras na sua cabeça, vão te levar pra fazer uma trilha, vão te incentivar em situações importantes ou te distrair delas. Algumas companhias são extremas mesmas e aí a saída é mesmo se afastar, mas outras nem tanto.

É importante prestarmos atenção no que levamos de cada um, ter filtro e fazer escolhas individuais mesmo em grupo. Se observe no dia a dia, na forma de falar, nas suas preocupações, o tempo que dedica a cada coisa e atente se as suas prioridades não mudaram. É preciso ter leveza, aproveitar a vida e se divertir, pois o tempo não volta. Assim como é preciso pensar onde isso vai nos levar, pela mesma razão, o tempo não volta.

27 anos de pura teimosia e compreensão. Psicóloga, apaixonada pela confusão da mente humana. Vive para comer bem e sonha em adotar todo os cachorros abandonados do mundo. Além de trazer as novidades de moda e beleza, também quer te fazer pensar sobre as coisas da vida!

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *