Psoríase – o que é e como lidar

Por

psoriase 29 de outubro

A psoríase é uma doença de pele não contagiosa e crônica. Ela é caracterizada pelo aparecimento de lesões avermelhadas, espessas e descamativas. Geralmente no couro cabeludo, membros, joelhos e cotovelos. Pode iniciar a qualquer idade, mas é comum o aparecimento antes dos 30 anos ou após os 50.

As causas da psoríase ainda não são conhecidas, mas em sua maioria são casos de hereditariedade. Existem alguns fatores como stress, baixa imunidade, infecção de garganta e uso de bebida alcoólica, que podem desencadear o aparecimento das lesões.

psoriase

Apesar da doença não ter cura, as crises podem ser tratadas e evitadas tomando alguns cuidados com a rotina. Manter a pele hidratada, usar roupas de algodão que evitem o atrito e usar sabonete neutro são alguns dos fatores que podem ajudar.

O acompanhamento médico com um dermatologista é essencial para identificar a melhor forma de cada paciente em lidar com a doença. Mas o melhor que podemos fazer por alguém com psoríase é dar apoio. Grande parte dos portadores sofrem também de baixa autoestima e depressão em virtude da aparência que algumas lesões podem apresentar.

psoriase e depressão

A psoríase não é contagiosa. Por isso não tenha medo de abraçar ou tocar alguém que a tenha! Carinho é fundamental, principalmente para quem precisa de apoio.

27 anos de pura teimosia e compreensão. Psicóloga, apaixonada pela confusão da mente humana. Vive para comer bem e sonha em adotar todo os cachorros abandonados do mundo. Além de trazer as novidades de moda e beleza, também quer te fazer pensar sobre as coisas da vida!
0 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *