Se cuida e aproveita o carnaval – #partiuteste

Por

carnaval-casal49178

Recentemente foram divulgados os dados da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira, realizada pelo Ministério da Saúde em 2013 que me deixaram muito surpresa. Veja se você entende: a pesquisa revelou que 94% dos entrevistados sabem que a camisinha é a melhor forma de prevenir a Aids, mas 45% dessas pessoas não usou o preservativo nas relações sexuais casuais dos últimos 12 meses.

Estamos em uma geração em que já existe medicação e os dados do Ministério da Saúde indicam que o número de mortes relacionadas à doença caiu 13% na última década no Brasil. Não vemos mais grandes ídolos serem perdidos para Aids. Parece que a gravidade diminui. Entretanto, os índices de contaminação pelo HIV ainda continuam crescendo na população jovem. Hoje 734 mil pessoas vivem com HIV e AIDS no país. Deste total, cerca de 150 mil desconhecem seu diagnóstico. Por isso, este ano, o foco da campanha além da camisinha será o teste para detecção do vírus.

No Brasil não temos o costume de fazer o exame para DSTs com periodicidade. Nos dias de hoje isso é de extrema importância visto que o número de parceiros sexuais vem crescendo. A Aids não tem cara, não classe social, não tem idade. Então #partiuteste. A campanha será reforçada no carnaval mas deve se manter pelo ano todo. Devemos fazer disso um hábito. Saúde é vida!

O teste para o HIV pode ser feito de forma gratuita nas unidades de saúde do SUS. O resultado é rápido e sigiloso. Procure um Centro de Testagem Anônima e informe-se pelo Disque-Saúde: 0800-61-1997. Cuide-se e assim, divirta-se 😉

 

27 anos de pura teimosia e compreensão. Psicóloga, apaixonada pela confusão da mente humana. Vive para comer bem e sonha em adotar todo os cachorros abandonados do mundo. Além de trazer as novidades de moda e beleza, também quer te fazer pensar sobre as coisas da vida!

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *