Setembro Amarelo – Precisamos falar sobre isso

Por

Agosto finalmente acabou e agora iniciamos um mês importante. Assim como existe o Outubro Rosa em prevenção ao câncer de mama e o Novembro Azul em prevenção ao câncer de próstata, desde o ano passado temos o Setembro Amarelo em prevenção ao suicídio.

Geralmente casos dessa natureza não são noticiados e acabamos nem nos dando conta da sua importância e dimensão. No Brasil acontece um suicídio a cada 45 minutos, ou seja, 32 pessoas por dia. Anualmente, as vidas perdidas em decorrência de suicídio são maiores que os números por morte em guerras e atentados. Alarmante!

Mas o dado mais importante, é que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 90% dos casos são preveníveis. Ou seja, se forem olhados com cuidado, diagnosticados e tiverem a devida assistência, 9 em cada 10 suicídios podem ser evitados!

cvv

Estamos passando por um momento de crise no país e isso pode contribuir bastante com o número de casos. Precisamos estar atentos aos que estão ao nosso redor, dar atenção e não deixar passar os sinais de que algo não vai bem. Precisamos dialogar mais sobre sentimentos, angustias e problemas de vida. Todos nós temos fases difíceis e é importante saber que não estamos sozinhos.

Além de conversar, é sempre importante procurar ajuda profissional quando julgar necessário. O Centro de Valorização da Vida pode te ajudar. A sua principal atividade é o Programa de Apoio Emocional que conta com voluntários treinados para ouvir qualquer um que não esteja bem. O serviço é gratuito e pode ser feito através de telefone, chat, e-mail, correspondência ou presencial em alguma de suas unidades.

Então divulgue, converse e olhe ao seu redor. Naquelas conversas de intervalo no trabalho, no ponto de ônibus ou na fila do mercado você pode estar fazendo o bem a alguém.

14125672_1803780619837624_288636767750304178_o

Esse é o cronograma de atividades desse mês em Curitiba, mas existem ações acontecendo em diversas outras cidades. Acesse o site ou a página do Facebook e se informe.

27 anos de pura teimosia e compreensão. Psicóloga, apaixonada pela confusão da mente humana. Vive para comer bem e sonha em adotar todo os cachorros abandonados do mundo. Além de trazer as novidades de moda e beleza, também quer te fazer pensar sobre as coisas da vida!

No Comments Yet.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *