Você provavelmente já ouviu falar que ter plantas em casa não é bom porque elas ‘roubam’ oxigênio. Hoje vamos explicar o que as plantas purificadoras podem fazer por você na sua casa.
Segundo estudo publicado pela NASA em 1989, existem plantas capazes de controlar a poluição em ambientes internos. Isso se deve ao fato das plantas serem capazes de filtrar agentes tóxicos, metais pesados e hidrocarbonetos, neutralizando todos os seus efeitos nocivos.
Existem também aparelhos caros que purificam o ar da sua casa, mas… será necessária tanta tecnologia para substituir a Mãe Natureza?
Se você quer saber como purificar o ar da sua casa com plantas, a seguir recomendamos 12 espécies maravilhosas cujo cuidado é muito fácil.
1. Palmeira areca.
Esta planta é uma das aliadas para purificar o ar da sua casa. Especificamente, eliminam o formaldeído, que é um tipo de produto químico encontrado na madeira dos móveis e que aos poucos pode se tornar um agente tóxico e cancerígeno, o benzeno e o monóxido de carbono, ideal para residências onde há fumantes.
Os cuidados necessários para mantê-lo bem são poucos: basta regá-lo a cada três ou quatro dias. Deve-se tocar no solo e assim que não estiver mais molhado regar um pouco, tomando cuidado para não encharcar as raízes.
2. Sansevieria (ou Língua de Tigre ou Língua de Sogra).
Esta planta é talvez a mais bonita que encontramos para decorar uma casa. Devido ao seu formato, é ideal para colocá-lo nos cantos da sua casa. Além disso, requer pouquíssima luz e pouquíssima água, além de essas plantas resistirem a climas secos.
Recomendamos regar uma vez por semana no inverno e dois dias por semana no verão. Essa planta elimina elementos muito tóxicos como benzeno, formaldeído e óxidos de nitrogênio, além de liberar oxigênio durante toda a noite. Apenas duas plantas maduras desta espécie são mais que suficientes para purificar o ar numa sala de 10 metros quadrados.
3. Jiboia.
É uma espécie de videira, por isso precisa ser colocada em uma prateleira alta, pois as folhas ficam caídas à medida que crescem. Esta planta sobrevive muito bem em temperaturas mais quentes. Livra o ar do monóxido de carbono e do formaldeído. Outro de seus benefícios é que ajuda a eliminar os maus odores.
O cuidado com esta planta também é muito simples, mas não é aconselhável deixá-la em ambientes com grandes janelas ou varandas, pois a luz direta prejudica suas folhas, que murcham e amarelam muito rapidamente.
Algo que você deve ter em mente é que o solo da jiboia deve ser mantido sempre úmido. Se colocar no banheiro, por exemplo, por ser o local mais úmido da casa, não será necessário regá-la todos os dias.
4. Filodendro.
Esta planta é muito eficiente na absorção de formaldeído. É muito resistente a pragas e adapta-se muito bem a áreas mal iluminadas da casa.
Esta espécie prefere água moderada e acesso à luz solar indireta, pois como já explicamos com outras plantas, o contato direto do sol com as plantas pode ser muito prejudicial e tóxico para suas folhas, as folhas ficam amarelas, crescem excessivamente lentamente e, na pior das hipóteses, podem murchar e morrer.
5. Aloe Vera.
A planta de Aloe Vera é muito fácil de cultivar e manter, bastando ter um pequeno vaso na janela. Esta planta é utilizada para purificar o ar da sua casa e dela também se pode obter gel de aloe vera, que como você sabe traz múltiplos benefícios para a pele, queimaduras e até cabelos.
Possui propriedades muito semelhantes às das plantas citadas anteriormente e emite oxigênio à noite. Ela se mantém muito bem em áreas úmidas e secas.
6. Clorofito.
O clorofito limpa muito bem o ar, removendo muitas toxinas e impurezas de oxigênio. Esses tipos de plantas também requerem cuidados mínimos e fáceis. São plantas que toleram muito bem a falta de luz e o frio, por isso não tenha medo por elas no inverno.
7. Hera Inglesa.
Esta planta, além de muito resistente, vai purificar muito bem o ar da sua casa, reduzindo o benzeno e outros tipos de compostos orgânicos prejudiciais à saúde. Esta espécie requer muita umidade, então o banheiro seria um local ideal para isso, ou se você tiver terraço também, pois suportam muito bem as baixas temperaturas.
8. Lavanda.
Com a lavanda você purifica o ar da sua casa e terá um sono de melhor qualidade, pois sua fragrância ajuda a acalmar os nervos. A lavanda tolera bem o sol direto, mas lembre-se que seca rapidamente, por isso tome cuidado ao regar.
A mesma planta lhe dirá quando precisar de água, já que suas varinhas dobram. O ideal é regá-la em pequenas quantidades, dia sim, dia não.
9. Samambaia.
Esta planta também é muito comum em residências com fumantes. O solo precisa ser regado abundantemente, mas aos poucos para não afogar as raízes.
10. Orquídeas.
Esta linda planta irá te ajudar a limpar o ar poluído de sua casa. Mesmo que você tenha pintado as paredes recentemente e sinta um cheiro muito forte de tinta, esta planta ajudará esse cheiro a desaparecer mais cedo. Mas é claro que além de lindas, elas têm fama de serem muito difíceis de cuidar e manter, o que é verdade, mas o cuidado constante delas vale muito a pena!
Regue no máximo duas vezes por semana e, principalmente, deixe em local escuro. Tem que receber luz, mas não diretamente. Um conselho que podemos dar é colocá-las em um pote de vidro. Por ser um recipiente transparente, as raízes conseguiriam receber alguma luz, mas se não for possível não é necessário.
Agora que já falamos sobre a importância de ter plantas em casa para purificar o ar, é hora de você escolher a sua preferida e começar a decorá-la com ela! Para garantir a boa saúde das plantas de interior, é fundamental mantê-las afastadas de fontes de calor.
Você também deve mantê-las sempre limpas, pois é comum que as folhas das plantas acumulem uma camada de poeira ou fiquem manchadas com gotas de água à medida que as regamos.
Para evitar isso e manter as folhas limpas e radiantes, podemos usar um pano limpo, umedecer com água e limpar folha por folha. Depois de fazer isso, recomendamos o uso de um spray de polimento. Dará às suas plantas um toque muito vivo, verde e brilhante!