Muitas plantas podem ser cultivadas dentro de casa, mas geralmente aquelas que florescem e produzem frutos podem precisar de muito sol.
Plantas para ambientes mais escuros
1. Dracena
O gênero dracena é enorme e contém plantas que variam muito em cor, tamanho e forma. No entanto, elas têm em comum a capacidade de prosperar em locais mais escuros, com muito menos água e atenção do que as plantas domésticas convencionais.
Dracena pode ser alta e estreita ou baixa e densa. Dracena “Madagascar ” apresenta folhas finas e pontiagudas incomuns. Essas plantas versáteis variam em cores e variações, incluindo: verde neon, listrado branco e até rosa brilhante com listras brancas e verdes.
Coloque sua dracena em local com luz baixa ou média, evitando locais ensolarados. Regue apenas quando estiver completamente seco, uma vez a cada 10 dias a duas semanas.
2. Sansevieria
Você já deve ter ouvido falar sobre esta planta livre de manutenção, ela também é chamada por seu outro nome: Língua da Sogra (porque é afiada). Algumas pessoas também o conhecem como espada-de-são-jorge.
Sansevieria é uma das melhores opções para pouca luz.
Ela cresce mais alta do que larga e oferece uma ótima opção para cantos estreitos. A sansevieria foi classificada na lista da NASA das melhores plantas de filtragem de ar.
Coloque sua sansevieria em um local com pouca luz ou média luz. Regue apenas quando estiver seco, uma vez a cada duas ou três semanas.
3. Spathiphyllum (lírio da paz)
Entre as plantas que vivem com pouca luz, o lírio da paz é a favorita! A flor branca em forma de copo é elegante e simples.
Embora o lírio da paz não seja uma ótima opção para um local completamente escuro, ele se destaca em luz média baixa.
Ao contrário da maioria das outras plantas que vivem com pouca luz, o lírio da paz é amante da água. Regue uma vez por semana para obter folhagem completa e flores bonitas. O lírio da paz murchará quando precisar de água, mas aparecerá facilmente quando ficar bem encharcado.
4. Aglaonema (perenifólia chinesa)
O aglaonema é conhecido pela sua enorme variedade de cores. Esta planta pode exibir cores desde o branco brilhante até um vermelho profundo deslumbrante. E todas as variações funcionam bem em locais com pouca luz.
Aglaonema varia em tamanho e cresce lentamente, sendo uma ótima planta de mesa. As plantas maiores tendem a ser muito densas e baixas, nunca atingindo mais que a altura média.
É muito sensível à rega excessiva, por isso certifique-se de regar apenas quando o solo estiver completamente seco, uma vez a cada duas semanas.
5. Neanthe Bella (Camedorea-elegante)
A palmeira Comedorea-elegante é uma das plantas domésticas mais versáteis que você pode ter. Ela pode se dar bem em luz alta ou baixa e tem uma sensação moderna, mas elegante.
A planta é densa e de baixo crescimento, quase nunca ultrapassando um metro de altura. Sua bela folhagem verde é um aglomerado de pequenas e delicadas folhas de palmeira. Embora esta planta não seja adequada para locais extremamente escuros, um ambiente de quarto mal iluminado serviria perfeitamente.
Regue uma vez por semana ou mais. Ela pode prosperar tanto em condições úmidas quanto secas, por isso regar é fácil.
6. Zamioculcas
A zamioculca é provavelmente a minha escolha preferida para um quarto escuro. Sempre recebo a pergunta: o que posso colocar em um cômodo que não tem janelas? Bem, essa e a sansevieria são as únicas plantas que eu poderia recomendar para zero luz natural.
A planta zamioculca prospera basicamente sozinha. Caules grossos e carnudos produzem folhas ovais brilhantes. O novo crescimento surge em verde limão e escurece com o tempo. Cresce larga e alta, diminuindo em cerca de um metro e meio de altura.
São muito sensíveis à rega excessiva. Quase não precisam de água. Regue uma vez a cada três ou quatro semanas!