O acúmulo de umidade em casa é um mal que, infelizmente, muitas vezes temos que enfrentar. Nem todas as casas gozam de condições adequadas de iluminação e ventilação, por isso é muito comum encontrar casas com tendência a acumular umidade no ambiente.
Esse excesso de umidade, além de causar maus odores, pode ser muito prejudicial à saúde, pois favorece a multiplicação de bactérias e o aparecimento de fungos ou mofo. Este último pode ser especialmente perigoso para pessoas com problemas respiratórios e, além disso, os fungos podem atuar como agravante de alergias.
Porém, um problema natural também pode ser combatido com uma solução natural: as plantas desumidificadoras podem ser excelentes aliadas no combate à humidade em casa, o que também irá embelezar a nossa casa e melhorar as suas condições.
Se você está se perguntando o que fazer para tirar a umidade dos cômodos da sua casa e quer saber mais sobre plantas anti-umidade para ambientes internos e também externos, mostramos 8 plantas que absorvem umidade.
1. Lírio da paz
O lírio da paz ou spathiphyllum é um tipo de planta da família Araceae que inclui mais de 30 espécies. É uma planta tropical nativa de algumas partes da América, como o Caribe, que não tolera geadas ou correntes de ar frias, por isso é comum cultivá-la dentro de casa.
Não necessita de muita iluminação e tem a capacidade de absorver umidade através de suas folhas, sendo uma ótima opção para ambientes sem muitas horas de luz. Se as folhas ficam marrons, é sinal de que a planta precisa de mais rega, de um local mais protegido ou de adição de fertilizante.
2. Planta aranha
A planta aranha, também conhecida como laço do amor, clorofito ou seu nome científico, Chlorophytum comosum, é outra das plantas de interior consideradas muito populares por sua capacidade de absorver a umidade ambiental, absorvendo do ar boa parte da água que contém.
Além de ser uma das plantas que absorvem a condensação da água e, portanto, se estiver em local úmido não necessita de muitas regas, não necessita de muita luz nem de cuidados exigentes e, além disso, é capaz de purificar formaldeído em ou ambiente.
3. Tillandsias
Como todas as plantas epífitas, a tillandsia absorve a umidade do ambiente para se hidratar, uma vez que não possui raízes para se fixar ao solo para dele extrair nutrientes ou água.
É uma das plantas com maior capacidade de desumidificação. Também conhecidas como cravos do ar, essas plantas da família das bromeliáceas são fáceis de cultivar, necessitando apenas de aporte ocasional de fertilizante específico, pouquíssima rega e alguma pulverização em ambientes secos.
4. Calathea
As Calatheas, como plantas tropicais, necessitam de um ambiente úmido para se desenvolverem bem, o que significa que também são capazes de absorver uma quantidade considerável de umidade ao seu redor.
Devido às suas necessidades de pouca luz e umidade, essas plantas excepcionalmente vistosas e com folhas coloridas são algumas das plantas que absorvem umidade mais populares para o banheiro.
5. Palmeira-bambu
A palmeira-bambu, de nome científico Chamaedorea seifrizii, é uma planta originária da América Central e do México, muito conhecida por sua capacidade não só de absorver a umidade ambiental, mas também de purificar o ar.
Em seu ambiente natural atinge alturas de até 3 metros, embora em ambientes fechados cresça muito menos. Encontre um local úmido e com sombra e a mantenha protegida da geada.
6. Hortelã
A hortelã, conhecidas como plantas aromáticas, também são excelentes como plantas que absorvem a umidade do solo. A sua capacidade de crescer em zonas sombreadas ou semi-sombreadas e a sua elevada procura de água tornam-nas ideais para transformar zonas húmidas de um jardim num recanto verde com um cheiro muito agradável.
Da mesma forma, também absorvem muita umidade do ambiente, por isso também são ideais para colocar na cozinha, banheiro ou sala. Além disso, se você cultiva sua própria hortelã, também pode usá-la como ingrediente culinário ou em infusões.
7. Niaouli o Melaleuca quinquenervia
Melaleuca é um gênero de arbustos e árvores nativos da Austrália e da Oceania. Especificamente a Melaleuca quinquenervia, ou Niaouli, é conhecida por ser uma das árvores que mais absorve umidade, sendo muito útil em solos com excesso de água ou encharcados.
Pode atingir alturas de até 20 ou 25 metros, embora possa ser podada sem problemas para controlar seu crescimento. Seu óleo essencial é muito valorizado na indústria cosmética.
8. Hera inglesa
A hera inglesa, de nome científico Hedera helix, é uma trepadeira originária do sul da Europa e do norte da África e da Ásia.
Dentro de casa é comum cultivá-la em vasos suspensos para que não grude nas paredes, podendo danificá-la. Colocada no alto, a hera trepadeira ajuda a manter o ar limpo de umidade e impurezas, dificultando o aparecimento de mofo.