Algumas plantas para o escritório são: espada de São Jorge, orquídea miniatura, planta guarda-chuva, berço de Moisés, Maranta, pau-brasil, telefone ou vasos, filodendro longifolium, bambu da sorte, planta esqueleto e milionário.
Está comprovado que as plantas melhoram o humor, reduzindo o estresse e melhorando a concentração, por isso construir sua pequena selva no escritório lhe trará grandes benefícios para melhorar seu dia a dia de trabalho.
Além disso, as plantas produzirão oxigênio limpo para você e algumas até têm a capacidade de limpar o ar de substâncias tóxicas.
1. Espada de São Jorge
Se o seu escritório for pequeno, esta planta será perfeita para dar vida ao ambiente porque o seu crescimento é vertical. Não tem caule e produz folhas altas e rígidas que crescem do solo, por isso não ocupam muito espaço.
Como se não bastasse, são plantas que não crescem sob luz direta e preferem luz indireta ou filtrada. Não tem tanta demanda de luz quanto outras plantas que precisam de muita luz indireta. Isso ajudará a melhorar o ar em seu espaço de trabalho e a purificar as toxinas.
2. Clorofito (Chlorophytum comosum)
O clorofito produz folhas muito originais, com listras verticais brancas e verdes claras, penduradas no centro. Quando são jovens, não têm caule e, à medida que crescem, emitem longos caules dos quais pende uma nova planta. Tem o grande benefício de limpar o ar de toxinas. Deve ser mantida à meia sombra, não necessitando de regas abundantes.
3. Orquídea miniatura (Phalaenopsis spp.)
As orquídeas dão um toque luxuoso a qualquer escritório, e se você quer ter flores perto de você esta é uma ótima escolha. São plantas que crescem muito bem dentro de casa, mas sempre perto de uma janela.
As orquídeas Phalaenopsis costumam ter folhas longas de cerca de 20 centímetros, mas sua versão em miniatura não precisa de muito espaço por serem pequenas. A sua impressionante floração pode ser apreciada várias vezes ao ano.
4. Philodendron
É uma excelente planta de casa com folhas grandes. É fácil de cuidar, o que o torna excelente para passar os finais de semana no escritório. As folhas devem ser borrifadas com água uma vez por semana e garantir que o solo nunca fique seco.
Não deve ser colocado sob sol direto, aprecia luz indireta, mas pode até ser colocado sob luz artificial se não houver janelas. Também remove o xileno e o tolueno do ar.
5. Rosário ou colar de pérolas (Senecio rowleyanus)
Esta planta armazena água em pequenas pérolas que pendem de um caule, em forma de rosário. Por estar pendurado, é um excelente complemento para as prateleiras. Cresce bem em ambientes fechados, mas com luz indireta.
A irrigação necessária é pouca por se tratar de uma planta suculenta, a quantidade necessária somente quando o substrato estiver completamente seco.
6. Árvore-guarda-chuva (Schefflera actinophylla)
Esta planta cresce como uma árvore, por isso é recomendada em locais onde há espaço. Cresce bem em ambientes internos e sob fonte de luz indireta, mas é importante que o local tenha boa ventilação. Tem a capacidade de limpar o ar de toxinas dissolvidas.
7. Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii)
Esta é outra ótima opção para levar flores para dentro de casa. A planta produz folhas verdes escuras brilhantes e uma peculiar flor branca com o pistilo no centro e a pétala ao redor. É sombreada e purifica o ar. É fácil de cuidar, com rega moderada uma vez por semana.
8. Maranta
Não tolera sol direto, o que a torna uma ótima planta de interior, e também não necessita de rega abundante. Existem veios rosa, pontos pretos ou linhas brancas, para que você possa escolher o que melhor se adapta ao design do seu escritório.
9. Dracena fragrans
Desenvolve um tronco firme e de cor clara e folhas com linhas de diferentes tons de verde penduradas sobre ele. Na semi-sombra manterá a cor. Você pode conseguir juvenis com cerca de 10 centímetros de altura para manter em sua mesa, ou mais espécimes adultos para colocar em um vaso no chão.
10. Jiboia (Epipremnum aureum)
É um trepador que pode ser usado como pendente em prateleiras ou estantes de escritório. Embora tolere ficar em ambientes fechados, a luz é inegociável e precisa recebê-la algumas horas do dia para que permaneça firme. Pode ser luz indireta.
11. Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia)
Caracteriza-se por possuir folhas grandes com manchas claras sobre verde escuro. Deve ser colocada onde haja luz indireta, ou mesmo sombra. A rega deve ser alta e limpar constantemente as folhas do pó que adere facilmente a elas.
12. Bambu-da-sorte (Dracaena braunii)
Este não é um bambu verdadeiro, mas parece um por causa de suas hastes retas e divididas. As plantas hidropônicas são menos bagunçadas e mais fáceis de cuidar, o que as torna uma boa opção para o escritório.
Essa planta só pode ser mantida em água, precisa ficar na semi-sombra, e em um recipiente com pedras embaixo para lhe dar sustentação. Você tem que trocar a água quando ela evaporar.
13. Costela-de-adão (Monstera)
Cresce bem em condições de sombra, mas preferencialmente à meia-sombra. Claro, sempre precisa de boa umidade. Chama muito a atenção por suas folhas furadas. Existe uma espécie adequada dependendo do espaço que você dispõe.
Se o escritório for pequeno você pode ter uma M. adansonii que produz folhas pequenas de 10 centímetros de comprimento.
14. Planta do dólar (Plectranthus verticillatus)
Produz folhas pequenas, redondas e serrilhadas nas margens, com aspecto fresco. Ela fica ereta e depois pende em direção ao solo, podendo atingir até dois metros. Você pode obtê-las pequenas para mantê-las no escritório. Pode ser cultivada em solo ou água para um aspecto mais estético. Acredita- se que atrai abundância e dinheiro, por isso não fará mal nenhum tê-lo perto do seu local de trabalho.
15. Palmeira areca (Dypsis lutescens)
É uma palmeira que cresce bem dentro de casa, de preferência em local próximo à janela para que receba um pouco de sol. Você pode mantê-las pequenas ou comprá-las com vários anos para um vaso grande, dependendo do espaço disponível. Dá um toque tropical e fresco a qualquer interior.