A lenda de Sakura é milenar do Japão, deixa uma bela mensagem sobre o amor e como superar limites.
Essa lenda japonesa é baseada na flor de Sakura, a mulher mais importante da história e da literatura do Japão: Shizuka Gozen.
Shizuke era o grande amor na vida de Yoshitsune, irmão do imperador Yoritomo, e ela queria segui-lo depois que foi condenado ao exílio por enfrentar seu irmão. Shizuke dançou uma dança para as principais famílias nobres e confessou seu amor por Yoshitsune, o que enfureceu Yoritomo tanto que planejou matá-la.
Mas, a esposa do imperador, comovida, salvou Shizuka, que percorreu um longo caminho para encontrar seu amante. Na cidade de Miasa, Oshio adoeceu e morreu. Ele tinha 31 anos e carregava consigo um galho de uma árvore Sakura que fez uma árvore brotar do chão que ainda se ergue majestoso naquela cidade na prefeitura de Nagano.
A lenda de Sakura começou no Japão antigo. Os senhores feudais travaram batalhas nas quais muitos guerreiros morreram, enchendo o país inteiro de tristeza.
No entanto, havia uma bela floresta que a guerra não foi capaz de alcançar. Estava cheio de árvores exuberantes.
Naquela floresta, porém, havia uma árvore que nunca floresceu. Estava cheia de vida, mas as flores nunca apareceram em seus galhos.
Os animais não se aproximaram desta árvore em particular por medo. A grama também não cresceu ao redor dela. De acordo com a lenda, uma fada da floresta ficou comovida ao ver aquela árvore de aparência antiga.
Uma noite a fada apareceu junto à árvore e com palavras nobres deixou saber que queria vê-la exuberante. Ele lhe fez uma proposta. Ela, com seu poder, lançaria um feitiço que duraria 20 anos. Durante esse tempo, a árvore pôde sentir o que o coração humano sente.
Graças ao feitiço, ele poderia se tornar uma planta e um ser humano, indistintamente, quando quisesse. Porém, se depois de 20 anos ele não conseguisse recuperar sua vitalidade e brilhar, morreria imediatamente.
A árvore tentou permanecer muito tempo como homem, para ver se as emoções humanas a ajudavam em seu propósito de florescer. No entanto, apesar de procurar ao redor, ele viu apenas ódio e guerra.
O tempo passou, a árvore continuou como sempre e não encontrou nada entre os humanos para libertá-la de seu estado. No entanto, uma tarde, quando ele se transformou em humano, ele caminhou até um riacho cristalino e lá ele viu uma bela jovem. Foi Sakura. Impressionado com sua beleza, ele se aproximou dela.
Sakura foi muito legal com ele. Em troca, ele a ajudou a carregar a água para sua casa, que ficava perto. Eles falaram com tristeza sobre o estado de guerra em que se encontrava o Japão e com a ilusão de seus sonhos.
Quando Sakura perguntou o nome dele, a única coisa que ocorreu à árvore foi dizer “Yohiro”, que significa “esperança”. Eles se tornaram bons amigos. Todos os dias se encontravam para conversar, cantar e ler poemas e livros com histórias maravilhosas.
Um dia Yohiro confessou seu amor a Sakura. Ele também confessou quem ele realmente era: uma árvore atormentada, que logo morreria porque não floresceu. Sakura ficou muito impressionada e silenciosa. O prazo de 20 anos estava prestes a ser cumprido. Yohiro, que voltou à forma de árvore, ficava cada vez mais triste.
Uma tarde, Sakura veio ao seu lado. Ela o abraçou e disse que também o amava. Então, a fada apareceu novamente e pediu a Sakura para escolher se ela queria permanecer humana ou se fundir com Yohiro na forma de uma árvore.
Ela olhou em volta e se lembrou dos campos devastados pela guerra. Ele escolheu se fundir para sempre com Yohiro. Eles se tornaram um. A árvore então floresceu.
A palavra Sakura significava “flor de cerejeira”, mas a árvore não sabia disso. Desde então, seu amor tem perfumado os campos do Japão.