O óleo de coco é um produto que pode ser utilizado para uma grande variedade de coisas e oferece muitos benefícios que vão muito além da alimentação.
Pelos benefícios que o óleo de coco tem a oferecer, contamos tudo o que você precisa saber sobre esse superalimento. Pois existem muitas maneiras de tirar vantagem disso.
É muito utilizado na panificação como gordura saudável, mas a verdade é que sua aplicação vai muito além da alimentação. Pois também é comum encontrá-lo como ingrediente de alguns produtos cosméticos.
Quais são os benefícios do óleo de coco?
Seu uso ficou mais conhecido de alguns anos para cá. Por isso, é importante conhecer os benefícios que ela oferece. Seus usos e aplicações são tão diversos que fica difícil fazer uma lista e listar todos eles. No entanto, estes são os mais importantes:
1. Auxilia na perda de peso
Perder peso é um dos usos mais populares do óleo de coco e se baseia na combinação de ácidos que possui. O que o torna perfeito para estimular mudanças no metabolismo. Muitos estudos conseguiram mostrar que incluí-lo na dieta é de grande ajuda para perder peso.
Acima de tudo, é perfeito para eliminar a gordura acumulada na zona abdominal, que é uma zona bastante complicada de trabalhar. As gorduras saturadas deste produto são constituídas por triglicerídeos de cadeia média. E estes podem aumentar o consumo médio diário de energia em até 5%. O que a longo prazo pode gerar uma perda de peso considerável.
Da mesma forma, esses benefícios do óleo de coco para emagrecer são bastante eficientes na redução da gordura que se acumula ao redor dos órgãos. Um estudo realizado em homens e mulheres obesos mostrou que consumir 30 ml desse alimento reduz a gordura abdominal e o índice de massa corporal.
Atualmente, cabe ressaltar que esses estudos realizados afirmaram que a redução da gordura abdominal se deveu exclusivamente ao consumo de óleo de coco. Uma vez que não foi feita alteração no consumo de calorias nem foi incluída atividade física. Isso porque oferece elementos que promovem a oxidação das gorduras e estimulam o organismo a consumir reservas energéticas.
2. Aumenta o colesterol bom e reduz o colesterol ruim
Existem muitos estudos que indicam que as propriedades do óleo de coco são de grande ajuda na redução de triglicerídeos, colesterol LDL e colesterol total. Aumentando os níveis de colesterol HDL.
Além disso, gera uma enorme melhora nos fatores de coagulação sanguínea e nos antioxidantes. O que resume é a redução dos fatores de risco para doenças cardíacas.
3. Elimina patógenos
Aproximadamente metade dos ácidos graxos encontrados entre os componentes do óleo de coco são ácido láurico. Que é um componente que possui propriedades antimicrobianas responsáveis por matar com eficácia patógenos como vírus, bactérias e fungos.
Além disso, quando o corpo digere o óleo de coco, forma-se uma monoglicerina, chamada monolaurina. Que também possui propriedades antimicrobianas.
4. Potente hidratante para os cabelos
A composição do óleo de coco tem a capacidade de penetrar nos cabelos com muita facilidade e atua de forma mais eficiente, em comparação aos condicionadores artificiais. Além de hidratar o couro cabeludo, os minerais que contém ajudam a prevenir a queda prematura do cabelo.
As propriedades do óleo de coco são muito valorizadas na área de cosméticos e muitos produtos de beleza têm esse óleo entre seus componentes. Foi até demonstrado que previne danos ao cabelo.
5. Ajuda na cicatrização
Após uma contusão, queimadura ou ferida, as qualidades naturais oferecidas pelo óleo de coco atuam de forma muito eficiente. Primeiro, oferece alívio imediato dos sintomas ao hidratar a área. Evitando que a queimadura fique exposta, criando uma barreira protetora, auxiliando na cicatrização e regeneração dos tecidos danificados.
6. Hidratação da pele
Estudos demonstraram que o óleo de coco tem a capacidade de melhorar a hidratação da pele e aumentar o seu conteúdo lipídico. Da mesma forma, o óleo de coco pode ser usado como protetor solar e capilar.
Devido às suas propriedades antimicrobianas, pode ser utilizado como enxaguatório bucal. Eliminando bactérias da boca, reduzindo o mau hálito e melhorando a saúde geral da boca.
7. Hidratante labial
Para aquelas pessoas que sofrem de lábios secos. O óleo de coco é um remédio caseiro que nunca falha, ajudando na hidratação e no alívio da coceira. É por esta razão que se encontra nos componentes de muitos cremes.
8. Desodorante natural
Se você não quiser usar produtos químicos, o desodorante mais eficiente é uma combinação de bicarbonato de sódio, amido de milho e algumas gotas de óleo de coco. O resultado obtido é bastante eficaz e ao mesmo tempo econômico.
9. Substitui creme dental
Embora possa parecer incrível, é totalmente verdade que o óleo de coco pode ser usado como pasta de dente. E na internet é possível encontrar muitas receitas para fazer pasta de dente usando óleo de coco.
Isso vem da Índia antiga, da medicina ayurvédica. Indicando que ao passar óleo de coco é possível limpar os dentes. Sendo algo comprovado e que tem a capacidade de eliminar as bactérias causadoras das cáries.
10. Aromatizador natural
O aroma que o coco exala possui uma série de agentes calmantes de origem natural que ajudam muito na redução do cansaço e da fadiga. Aumentando a capacidade de concentração e proporcionando um cheiro bastante agradável ao ambiente.