Você está visualizando atualmente 25 Plantas para ambiente interno – Fortes e duradouras

25 Plantas para ambiente interno – Fortes e duradouras

Se você quer começar no mundo da jardinagem e quer praticar com algumas plantas que são fáceis de cultivar dentro de casa, você precisará conhecer as plantas de interior mais resistentes que existem.

Aqui, queremos oferecer- uma lista completa de algumas das plantas para ambientes internos, resistentes e duradouros que pode encontrar nas lojas e viveiros para que, desta forma, as possa ter em casa e desfrutar do toque da natureza que eles vão dar para o seu espaço.

Você verá que algumas são muito conhecidas e que, talvez, outras você nem sabia que existiam. Confira!

1. Babosa

Famosa pelas suas propriedades medicinais, a babosa é uma das plantas mais fáceis de cuidar.

Esta planta suculenta de folhas carnudas e verdes é nativa da África, prefere altas temperaturas e é capaz de aguentar muito tempo sem regar. Além disso, pode ser cultivada tanto em ambientes internos quanto externos.

2. Antúrio

Se o que procura é uma planta única que preencha qualquer recanto com um toque único, recomendamos que experimente o antúrio. Suas flores únicas e marcantes em formato de coração e de cor intensa darão mais vida à sua casa com pouquíssimos cuidados.

Certifique-se de cultivá-la em um vaso com boa drenagem e borrife suas folhas para limpá-las de impurezas e oferecer a umidade necessária para mantê-la bonita o ano todo.

3. Aspidistra elatior

Aspidistra elatior é uma planta ideal para se ter em áreas mal iluminadas, também é conhecida como a planta de ferro fundido ou planta de bar. A aspidistra é outra planta de interior resistente e duradoura, muito fácil de cuidar, recomendada para iniciantes em jardinagem. É bastante resistente a pragas e não necessita de cuidados muito específicos.

4. Beaucarnea gracilis

Capaz de atingir até um metro e meio de altura, comumente conhecida como pata de elefante, é uma das plantas fáceis de cuidar e mais recomendadas para iniciantes. Só é aconselhável que ela tenha uma boa drenagem e colocá-la em local bem iluminado, de preferência onde não receba luz direta.

5. Ceropegia woodii

Conhecida popularmente como corações emaranhados, se gosta de plantas penduradas, aconselhamos que opte por esta linda suculenta com folhas carnudas e flores tubulares. Não são necessários muitos cuidados para dar um toque único a cada canto da sua casa. Recomendamos protegê-la da luz direta e verificar a umidade do substrato para evitar possíveis doenças.

6. Camedórea-elegante

É uma das plantas de interior resistentes e duradouras que precisam de poucos cuidados. Especificamente, o mais importante é que tenha rega indireta leve e moderada

Possui folhas alongadas e estreitas, atinge até 2 metros de altura apesar de apresentar crescimento lento. Também floresce durante todo o ano, mas suas flores são imperceptíveis. Porém, se o que você procura é um toque tropical em sua casa, esta planta pode ser a melhor escolha.

7. Chlorophytum comosum

A clorofito, laço de amor ou malamadre é uma das plantas de interior mais recomendadas para quem decide começar a jardinagem. São necessários poucos cuidados para manter aquele aspecto elegante que enfeita qualquer recanto, tanto dentro como fora de casa.

8. Clivia

Outra opção muito boa para começar a aprender mais sobre jardinagem é optar por incorporar esta planta pouco exigente em sua casa. Esta planta com folhas grossas e verdes escuras floresce durante todo o ano. 

Coloque-a em um local onde receba luz indireta e evite alagamentos para mantê-la sempre bonita. Clivias podem ser cultivadas tanto em vasos como em jardins.

9. Croton

Croton, nome comum pelo qual esta planta é conhecida, oferece uma grande variedade de cores para encher de vida a sua casa; do verde mais intenso ao olho amarelo ou mais brilhante. 

Certifique-se de colocar esta planta onde receba luz indireta, de preferência perto de uma janela, e mantenha uma boa umidade ambiente.

10. Crassula ovata

A planta jade é conhecida por ser considerada uma planta que atrai boa sorte na cultura chinesa. Não requer cuidados específicos, por isso é muito fácil de manter, mesmo que você não tenha muito tempo ou conhecimentos básicos de jardinagem. 

Esta planta suculenta tem folhas carnudas e caules que crescem espessos, resultando em uma aparência semelhante à de uma árvore em miniatura.

11. Dracaena

É uma planta perfeita para iniciantes em jardinagem. Prefere locais frescos e não necessita de regas constantes para crescer de forma ideal. Além disso, tem um aspecto muito marcante graças ao seu tronco largo e folhas verdes profundas.

12. Epipremnum aureum

Conhecida como jiboia, essas plantas são muito gratas e precisam de poucos cuidados para exibir suas folhas grandes e verdes. Ela vai enfeitar qualquer canto da sua casa graças ao seu estilo suspenso com efeito cascata. Além da cor e da baixa manutenção, é perfeita para melhorar a qualidade do ar

13. Euphorbia

Esta planta é muito resistente e não necessita de regas contínuas para crescer. Seu cuidado simples faz com que seja uma ótima opção para iniciantes. 

Caracteriza-se por ter espinhos cinzentos e flores vermelhas marcantes, embora existam algumas variedades com mais cores, que estarão presentes na sua casa durante todo o ano.

14. Ficus Lyrata

Esta planta tropical originária da África é uma das melhores opções como planta de interior. Requer poucos cuidados e dá um toque de cor diferente graças às suas marcantes folhas verdes profundas. Coloque sempre num local da sua casa onde receba luz indireta e onde a temperatura não desça abaixo dos 15ºC.

15. Hera inglesa

Para quem quer dar um toque natural às paredes, a hera é uma das melhores opções. Esta trepadeira perene pode ser usada tanto em ambientes internos quanto externos, criando um efeito de cobertura único.

Não requer muitos cuidados, basta apenas um local amplo e bem iluminado para crescer naturalmente. Você verá que é uma das plantas de interior mais resistentes e fáceis de cuidar.

16. Maranta leuconeura

Esta planta perene também é conhecida como maranta tricolor, necessita receber luz constante, mas de forma indireta, e está localizada em local úmido. Uma dica para manter a umidade ambiental necessária é borrifar água nas folhas durante os meses mais quentes.

17. Monstera

Aquela popularmente conhecida como costela de Adão, por suas folhas grandes e com aberturas, é nativa da América Central e requer poucos cuidados específicos para sua manutenção. 

A única coisa que realmente recomendamos é colocá-la em um local amplo para que possa crescer livremente.

18. Samambaia-americana

As samambaias são uma escolha segura para quem procura plantas fáceis de cuidar para começar a praticar seus conhecimentos básicos de jardinagem. 

Não requerem cuidados específicos, embora recomendamos colocá-las sempre que possível à meia sombra e com boa umidade ambiental. Também são utilizadas para eliminar impurezas tóxicas e melhorar a qualidade do ar graças à sua elevada produção de oxigénio.

19. Peperomia polybotrya

Com folhas grandes, carnudas, de um verde profundo e em formato de coração, a Peperomia Polybotrya é uma das plantas mais fáceis de cuidar.

Também é chamada de coração de homem devido ao formato bem definido de suas folhas. Esta planta necessita apenas de luz indireta e boa umidade ambiente para iluminar qualquer espaço.

20. Plectranthus verticillatus

Uma das plantas mais conhecidas e utilizadas para dar um pouco de vida ao interior de cozinhas e salas. Tem folhas carnudas e bordas serrilhadas de cor verde brilhante. É muito fácil de cuidar, por isso é sempre recomendado para quem está começando na jardinagem. Preferem ambientes iluminados, embora sem receber luz direta, e regas moderadas.

21. Senecio Rowleyanus

Esta suculenta nativa da África só precisa estar em um local claro e onde receba luz solar algumas horas por dia para seu desenvolvimento. Seu nome comum, planta do rosário, vem do formato de seu caule alongado do qual pendem bolas da mesma cor verde intensa.

22. Spathiphyllum

Conhecido como lírio da paz, o spathiphyllum é uma das plantas com maior capacidade de melhorar a qualidade do ar. Além disso, seu aspecto elegante e flores brancas proporcionam beleza e serenidade. São perfeitas para iniciantes em jardinagem, pois requerem poucos cuidados específicos.

23. Sansevieria laurentii

Se você decidiu começar no mundo da jardinagem, recomendamos que comece com esta planta de interior. 

É uma planta muito fácil de cultivar e muito resistente, tem folhas bastante marcantes que são perfeitas para dar um aspecto mais vivo à sua casa. Além disso, não precisa de muito espaço para crescer de forma ideal. Na verdade, é uma planta muito benéfica para crescer dentro de casa, pois ajuda a eliminar as impurezas do ambiente.

24. Tilândsia

Esta planta epífita de folhas longas e curvas caracteriza-se por possuir também brácteas rosadas em forma de espinhos, por isso também é conhecida como pena rosa

Assim como outras plantas da família das bromélias, recomenda-se regar as raízes por imersão ou com pulverizador. Caso contrário, não precisa de muitos cuidados para continuar sendo uma planta que destaca cada cantinho da casa.

25. Zamioculca

A última das plantas de interior resistentes e duráveis ​​que lhe mostramos nesta lista é a zamioculca. Esta planta tropical com folhas e caules verdes intensos é perfeita para iniciantes, pois é pouco exigente

Na verdade, é capaz de sobreviver meses quase sem regar. Ideal para ambientes internos, prefere locais semi-sombreados e regas moderadas. Como dica, procure evitar alagamentos e controle as doses de irrigação borrifando as folhas e caules.

Deixe um comentário