Aprenda o método de 5 minutos para manter sua casa sempre organizada

“Existem três regras de trabalho: Na desordem, encontre a simplicidade; Na discórdia encontre a harmonia; No meio da dificuldade reside oportunidade.” – Albert Einstein

Eu sou apaixonada por escrever sobre organização e simplicidade e percebi que isso também gera um interesse muito grande nos meus seguidores.

Quando nossa casa está cheia de bagunça, tudo se torna mais difícil, até o nosso humor é afetado.

Então aqui vai meu conselho: comece com apenas cinco minutos. Claro, cinco minutos podem ser pouco dependendo do tamanho da sua bagunça, mas é um começo. O importante é dar o primeiro passo!

Então reserve cinco minutos amanhã. E outro no dia seguinte. Antes que você perceba, você terá limpado um armário ou um quarto inteiro e depois metade da sua casa… Talvez em breve sua casa esteja ainda mais organizada que a minha. Temos um desafio!

Para aqueles que estão sobrecarregados com a desordem, aqui estão algumas ótimas maneiras de começar, cinco minutos de cada vez.

1. Tenha um local para organizar documentos:

Os papéis costumam ser responsáveis ​​por grande parte da nossa bagunça. Isso porque os colocamos em lugares diferentes – no balcão, na mesa, na escrivaninha, na gaveta, em cima da cômoda, no carro. Não é à toa que não conseguimos encontrar nada!

Para resolver isso, tenha uma bandeja, uma caixinha ou local adequado em sua casa (ou em seu escritório) e não coloque papéis em nenhum lugar que não seja esse local. Recebeu correspondência? Coloque neste lugar. Tem documentos? Coloque este mesmo local. Recibos, garantias, manuais, avisos, folhetos? Tudo neste mesmo lugar! Esta pequena mudança pode realmente transformar sua papelada.

2. Comece por um único cômodo:

O que você quer fazer é limpar uma área. Esta é a sua zona sem bagunça Pode ser um balcão, ou a mesa da cozinha, ou o perímetro de um metro ao redor do sofá. Onde quer que você comece, estabeleça uma regra: nada pode ser colocado lá que não esteja realmente em uso. Tudo deve ser guardado.

Depois de ter essa zona livre de bagunça, mantenha assim! Agora, a cada dia, expanda lentamente sua zona organizada até envolver toda a casa!

Viver na bagunça não é NORMAL!

3. Limpe um balcão.

Você deseja deixar sua casa de forma que todos os espaços de superfícies dos móveis estejam livres de bagunça. Talvez você possa ter apenas uma torradeira em cima do balcão, talvez uma vela decorativa, mas sem muita bagunça.

Limpe tudo o que for possível, exceto talvez uma ou duas coisas essenciais. Você tem um liquidificador que não usa? Coloque no armário ou até doe ou venda! Limpe todos os papéis e todo o lixo que você jogou no balcão também.

4. Escolha uma prateleira.

Agora que você organizou um balcão, experimente uma prateleira. Não importa qual prateleira. Pode ser uma prateleira de um armário ou uma estante de livros. Não aborde a estante inteira – apenas uma prateleira. Limpe todas as coisas não essenciais e deixe limpo e organizado.

5. Agende um fim de semana de organização.

Talvez você não esteja com vontade de fazer uma grande sessão de organização agora. Mas se você reservar um tempo para agendar para o final deste mês, poderá limpar sua agenda e, se tiver família, envolva-os também.

Quanto mais mãos contribuindo, melhor. Você pode não organizar a casa inteira durante o fim de semana, mas provavelmente fará um grande progresso.

MANUAL DA CASA: CLIQUE AQUI E SEJA SUA PRÓPRIA PERSONAL ORGANIZER

6. Pegue 5 coisas e encontre lugares para elas.

Devem ser coisas que você realmente usa, mas que parece colocar em qualquer lugar, porque não têm bons lugares. Se você não sabe exatamente onde as coisas pertencem, você deve designar um bom local. Reserve um minuto para pensar sobre isso – onde seria um bom local? Então sempre coloque essas coisas nesses lugares quando terminar de usá-las. Faça isso para tudo em sua casa, algumas coisas de cada vez.

7. Passe alguns minutos visualizando a sala.

Quando estou organizando, gosto de parar um momento para dar uma olhada em um ambiente e pensar em como quero que fique. Quais são os móveis mais essenciais? O que não pertence à sala, mas acabou indo parar ali? O que há no chão (dica: ali só cabem móveis e tapetes) e o que há em cima dos móveis que não deviam estar? Depois de visualizar como a sala ficará organizada e descobrir o que é essencial, me livro do resto.

8. Crie uma caixa de “talvez”.

Às vezes, quando você está mexendo em uma pilha de coisas, você sabe exatamente o que guardar (as coisas que você ama e usa) e o que jogar no lixo ou doar. Mas há aquelas coisas que você não usa, mas acha que pode querer ou precisar delas algum dia. Então crie uma caixa de “talvez” e coloque essas coisas lá.

Em seguida, guarde a caixa em algum lugar escondido, fora do caminho. Coloque um lembrete em seu calendário daqui a seis meses para olhar na caixa. Retire, seis meses depois, e veja se é algo que você realmente precisa. Normalmente, você pode simplesmente descartar a caixa inteira, porque nunca precisou dessas coisas.

9. Coloque uma carga em seu carro para caridade.

Se você organizou um monte de coisas, pode ter uma pilha “para doar” que está apenas ocupando espaço em um canto do seu quarto. Reserve alguns minutos para embalar e colocar no porta-malas para doação.

10. Crie uma lista de 30 dias.

O problema com a organização é que queremos organizar tudo em um único dia (na verdade, não tente isso – é doloroso), mas isso simplesmente volta porque compramos mais coisas. Portanto, lute contra essa tendência cortando o mal pela raiz: em primeiro lugar, não compre mais produtos.

Reserve um minuto para criar uma lista de 30 dias e toda vez que quiser comprar algo que não seja absolutamente necessário, coloque na lista com a data em que você queria. Estabeleça uma regra de nunca comprar nada (exceto itens de primeira necessidade), a menos que esteja na lista há 30 dias. Frequentemente, você perderá a vontade de comprar as coisas e economizará muito dinheiro e bagunça.

11. Ensine a seus filhos onde as coisas pertencem.

Isso só se aplica aos pais entre nós, é claro, mas se você ensinar a seus filhos onde as coisas vão e começar a ensinar-lhes o hábito de colocá-las lá, você percorrerá um longo caminho para manter sua casa organizada. É claro que eles não aprenderão o hábito da noite para o dia, então você terá que ser muito paciente com eles e continuar ensinando-os até que adquiram esses hábitos. E melhor ainda, dê o exemplo para eles e adquira você mesmo o hábito.

12. Tenha algumas pastas simples.

Às vezes, nossos papéis se acumulam porque não temos bons lugares para colocá-los. Crie algumas pastas simples com etiquetas para suas contas principais e documentos semelhantes. Coloque em um só lugar. Seu sistema não precisa estar completo, mas mantenha algumas pastas e rótulos extras caso precise criar rapidamente um novo arquivo.

13. Aprenda a arquivar rapidamente.

Depois de criar seu sistema de arquivamento simples, você só precisa aprender a usá-lo regularmente. Pegue um punhado de papéis de sua pilha ou caixa de entrada e olhe um de cada vez, começando pelo papel de cima e descendo.

Tome decisões rápidas: jogue-os no lixo, arquive-os imediatamente ou anote a ação necessária e coloque-os em um arquivo de “ação”. Não coloque nada de volta na pilha e não os coloque em qualquer lugar que não seja em uma pasta (e sem trapacear nas pastas “para serem arquivadas”!) ou na lixeira/lixeira.

14. Retire algumas roupas que você não usa.

Enquanto você está se preparando para o trabalho e vasculhando seu armário em busca de algo para vestir, gaste alguns minutos retirando aquelas que você não usa há alguns meses. Se forem roupas sazonais, guarde em uma caixa. Livre-se do resto. Faça isso aos poucos, até que seu armário (e depois suas gavetas) contenha apenas coisas que você realmente usa.

15. Limpe seu armário de remédios.

Se você não tem um local para medicamentos, crie um agora. Reveja tudo em busca dos remédios desatualizados, das coisas que você nunca mais usará, dos curativos com aparência suja, dos cremes aos quais você descobriu que é alérgico, das pomadas que nunca afetaram sua energia ou as rugas dos olhos. Simplifique ao essencial.

16. Tire tudo de uma gaveta.

Basta retirar a gaveta e esvaziá-la sobre uma mesa. Em seguida, organize a gaveta em três pilhas:

1) coisas que realmente deveriam ir para a gaveta;

2) coisas que pertencem a outro lugar;

3) coisas das quais se livrar. Limpe bem a gaveta e, em seguida, coloque as coisas na primeira pilha de volta de maneira organizada e organizada e assim por diante.

17. Aprenda a amar o visual organizado.

Depois de organizar uma área, você deve reservar um tempo para aproveitar esse visual. É um visual adorável. Aprenda a odiar a bagunça!

18. Converse com as pessoas que moram com você.

Às vezes o problema não está só conosco, está na pessoa ou pessoas com quem convivemos. Uma casa organizada é o resultado de uma filosofia de simplicidade partilhada por todas as pessoas que vivem na casa.

Se você dedicar alguns minutos para explicar que realmente deseja ter uma casa organizada e que precisa da ajuda deles, poderá percorrer um longo caminho para chegar a esse ponto. Tente ser persuasivo e encorajador, em vez de irritante e negativo.

    “Não precisamos de aumentar os nossos bens tanto quanto precisamos de reduzir as nossas necessidades. Não querer algo é tão bom quanto possuí-lo.” – Donald Horban

    Deixe um comentário