Qual é a sua pedra de nascimento? Verifique a lista abaixo para aprender os significados e a história de cada pedra.
De onde vêm as pedras de nascimento?
As pedras de nascimento que associamos a determinados meses agora não são necessariamente as mesmas usadas há séculos. Inicialmente, eles se referiam às 12 pedras preciosas que aparecem no peitoral do Sumo Sacerdote dos Israelitas descritas no Livro do Êxodo.
A cor já foi a característica mais importante de uma pedra, o que significava que não havia diferença significativa entre um rubi e uma granada, por exemplo.
Os nomes usados no passado também podem não estar relacionados com a pedra que pensamos com esse nome hoje:
- A safira era provavelmente o que hoje conhecemos como lápis-lazúli.
- Os diamantes eram provavelmente safira branca ou topázio branco.
Acredita-se que o uso de pedras de nascimento traz boa sorte, boa saúde e proteção. Há muito tempo, os astrólogos atribuem poderes sobrenaturais a certas pedras preciosas.
Pedras de nascimento por mês
Janeiro – Granada
Acredita-se que a pedra de nascimento de janeiro, granada, mantenha o usuário seguro durante a viagem. A palavra “granada” é derivada de um termo que significa “semente” porque a gema lembra a cor e o formato de uma semente de romã.
Fevereiro – Ametista
Diz-se que a pedra de nascimento de fevereiro, ametista, fortalece relacionamentos e dá coragem a quem a usa. Ao mesmo tempo, apenas a realeza poderia usar a joia. Os antigos gregos pensavam que a ametista protegia contra a intoxicação. Na verdade, “ametista” vem de amethystos, uma palavra grega que significa “sóbrio”.
Março – Água Marinha, Pedra Sangrenta
Acreditava-se que a pedra de nascimento de março, água-marinha, curava doenças do coração, do fígado e do estômago – tudo o que era preciso fazer era beber a água que a pedra estava. Os primeiros marinheiros acreditavam que os talismãs de água-marinha, gravados com a imagem do deus do mar Netuno, os protegiam contra os perigos do oceano.
Outra pedra de nascimento de março é a pedra de sangue, que é verde escura com manchas vermelhas.
Abril – Diamante
A pedra de nascimento de abril, o diamante, além de ser um símbolo do amor eterno, já foi pensada para trazer coragem. Em sânscrito, o diamante é denominado vajra, que também significa relâmpago; na mitologia hindu, vajra era a arma de Indra, o rei dos deuses.
Maio – Esmeralda
A pedra de nascimento de maio, esmeralda, era uma das joias favoritas de Cleópatra. Há muito tempo é associado à fertilidade, ao renascimento e ao amor. Os antigos romanos chegaram ao ponto de dedicar esta pedra a Vênus, a deusa do amor e da beleza. Hoje, pensa-se que as esmeraldas significam sabedoria, crescimento e paciência.
Junho – Pérola
A pedra de nascimento de junho, pérola, há muito é um símbolo de pureza. Os antigos gregos acreditavam que as pérolas eram as lágrimas endurecidas de alegria de Afrodite, a deusa do amor.
Julho – Rubi
A pedra de nascimento de julho, o rubi, era considerada pelos antigos hindus como o “rei das joias”. Acreditava-se que protegia seu usuário do mal. Hoje, a cor vermelha profunda do rubi significa amor e paixão.
Agosto – Peridoto
A pedra de agosto, peridoto, simboliza força. Às vezes é chamada de “esmeralda da noite” por sua cor verde clara. Antigamente, acreditava-se que os cristais verdes de peridoto encontrados nas cinzas vulcânicas eram as lágrimas da deusa do vulcão Pele.
Quando incrustada em ouro, dizia-se que esta joia protegia o usuário de pesadelos.
Setembro – Safira
A pedra de nascimento de setembro, a safira, já foi considerada uma proteção contra o mal e o envenenamento. Acreditava-se que uma cobra venenosa morreria se fosse colocada em um recipiente feito de safira. Tradicionalmente uma pedra favorita de sacerdotes e reis, a safira simboliza pureza e sabedoria.
Outubro – Opala
A pedra de nascimento de outubro, opala, simboliza fidelidade e confiança. A palavra vem do latim opalus, que significa “jóia preciosa”. Colares com opalas eram usados para repelir o mal e proteger a visão.
Novembro – Topázio
A pedra de nascimento de novembro, topázio, simboliza amor e carinho. Acredita-se que dá ao usuário maior força e intelecto.
Dezembro – Tanzanita
A pedra de nascimento de dezembro, turquesa, é considerada um amuleto de amor. É também um símbolo de boa sorte e sucesso, e acredita-se que relaxa a mente e protege quem o usa do perigo. Acredita-se que os anéis turquesa, em particular, afastam os maus espíritos.