Aprendemos muitas coisas na escola, mas absolutamente ninguém nos ensina nada sobre relacionamento interpessoal, sobre relacionamentos… O que devemos esperar do nosso parceiro? O que é certo e o que é errado em um relacionamento amoroso?
Felizmente, nas últimas décadas, muitas pesquisas científicas sobre relacionamentos amorosos revelaram mais sobre relacionamentos abusivos.
Sinais de alerta de que seu relacionamento é abusivo:
1. Não te faz feliz nem te deixa crescer como pessoa.
Um relacionamento que faz você chorar mais vezes do que rir é provavelmente um relacionamento que não permite que você cresça como pessoa.
É claro que a felicidade não chegará a você através de ninguém, é você quem deve encontrá-la sozinho, mas um relacionamento com um parceiro deve trazer alegria e promover a sua própria felicidade.
Seu crescimento pessoal é um pilar fundamental de sua felicidade e um relacionamento com um parceiro deve sempre incentivar o crescimento de ambos os membros, não cortar suas asas. Tem que te dar o suporte necessário para te fazer crescer, tem que ser um dos pilares para te sustentar o teu crescimento.
2. Relacionamentos regidos por chantagem emocional
Quando um dos parceiros constantemente usa chantagem emocional para fazer a outra pessoa fazer exatamente o que ele quer.
Uma relação saudável deve se basear na liberdade individual de cada um. Você não deve usar essa chantagem em seu próprio benefício.
3. Relações de exclusividade
Seu parceiro não deve decidir com quem você sai ou com quem você pode se relacionar. Um relacionamento saudável respeitará seus amigos e sua família e nutrirá seu relacionamento com eles se souber que isso o faz feliz.
Se, desde que você começou esse relacionamento, você parou de sair com seus amigos e socializar com sua família, algo pode não estar certo. Embora seja verdade que no início de um relacionamento você sempre deixa mais os outros relacionamentos de lado, isso não deve durar muito e muito menos ser devido à coerção do outro membro do casal.
Geralmente são pessoas que criticam com frequência os seus amigos e familiares, que não vêem bem que você os encontre ou os chame, que os amam exclusivamente, que não deve ser confundido com amor, é mais um desejo de posse.
4. Vampiros emocionais
São pessoas que precisam de sua energia para viver. Você sente que começa o dia com muito entusiasmo, força renovada e otimismo e eles estão te deixando sem aquela energia, você percebe como essa relação está te desgastando e sua vitalidade diminui.
Geralmente são pessoas pessimistas. No final, você sente que não tem mais forças. Eles são pessoas que usam a vitimização e reclamações constantemente e então não fazem nada para mudar o que não gostam.
5. Relacionamentos que usam culpa
Há censuras constantes sobre acontecimentos passados que parece que você tem que corrigir constantemente. Faça o que fizer, nunca é suficiente apagar o erro que você cometeu há muito tempo.
Relacionamentos que usam sentimentos de culpa são relacionamentos que fazem você se sentir mal e também não há nada que você possa fazer para que isso desapareça porque eles continuam te culpando por seus erros e te culpando por tudo que acontece.
6. Relações de dependência
Quando uma pessoa faz você sentir que depende de você para ser feliz, observe com atenção.
Você deve depender exclusivamente de si mesmo para viver, obviamente você pode desejar compartilhar sua vida com alguém, mas se esse relacionamento acabar, você deve saber que a vida continua.
Frases tão lindas como: “Não consigo viver sem você“, “Se você me deixasse não sei o que faria”, “Sem você eu morro”… São frases de dependência, não amor. São frases que pretendem te vincular ao relacionamento em qualquer circunstância.
Quando é estabelecido o precedente de que a outra pessoa é responsável por como ela se sente em todos os momentos (e vice-versa), desenvolvem-se tendências codependentes. De repente, nenhum dos dois pode planejar algo sem obter a aprovação do outro.
7. Você está sempre justificando o comportamento dele
Na frente dos outros, você deve justificar o que ele fez ou disse. Ela grita, deprecia, critica e até insulta quando se dirige a você. Isso é abuso psicológico, ninguém deve ser tratado assim, em hipótese alguma.
Um relacionamento saudável é baseado no respeito mútuo. Se alguém te trata assim, não te respeita.
8. Ciúme não é amor
Uma pessoa ciumenta não ama você mais do que outra que não é. “Onde há fogo há fumaça e onde há amor há ciúme” é um mito. Os relacionamentos devem ser construídos com base na confiança.
O seu parceiro não deve desconfiar constantemente de você, nem sempre você deve ter a necessidade de justificar o que faz, o que diz ou com quem se relaciona. O ciúme não reflete o seu amor, mas sim a sua insegurança e desconfiança. Ninguém deve dizer que roupas usar ou quem você pode ou não sair.
9. Repreensões
Um relacionamento deve fazer você se sentir bem consigo mesmo, deve trazer à tona o que há de melhor em você. Alguém que continuamente pede que você mude, que reprova o que você faz, diz ou pensa e não valoriza você, não o fará feliz.
Seu parceiro deve te aceitar como você é, com seus pontos fortes e fracos.
10. Os relacionamentos que sempre colocam você em segundo plano
Sempre há algo mais importante do que estar com você, seus próprios desejos e compromissos vêm antes de você. Ele nunca tem tempo para você…
Você tem que dedicar tempo aos relacionamentos, tempo de qualidade. Seu parceiro deve querer sair para jantar com você de vez em quando, mesmo se você tiver filhos e um milhão de obrigações a cumprir.
Se você não dedicar tempo aos seus relacionamentos importantes, eles acabarão morrendo. Se o seu parceiro sempre te deixa em segundo plano, talvez ele não lhe dê a importância que você realmente tem.
Nem todos os relacionamentos abusivos têm todos esses sinais, alguns têm mais do que outros. Mude o que você vê que não funciona e se você vê que não pode mudar nada, talvez você deva mudar de parceiro. 😉