11 Plantas que podem sobreviver até no canto mais escuro da sua casa

Publicado por Equipe em


Você sempre quis iluminar aquele canto sombrio de sua casa com um pouco de verde, mas toda vez que você se decide, lembra que a planta não vai sobreviver. Todas as plantas precisam de um mínimo de luz para se desenvolver. As casas são ‘artificiais’ lugares construídos pelo homem e não pela própria natureza. Mesmo assim, plantas de interior são aquelas que, pela sua origem, não suportam o frio.

Escolhemos oito plantas, variando entre as que você provavelmente conhece e as que talvez nunca tenha visto. Claro, todas elas são lindas. Escolha a sua preferida para dar vida a sua casa.

1. Selaginella

Esta pequena planta – geralmente não ultrapassa 50 ou 60 centímetros de comprimento – cresce bastante e rápido. Necessita de muita umidade, mas rega moderada, é perfeita para decorar um banheiro. 

Existem mais de 700 espécies diferentes de Selaginella, entre as quais está a lepidophylla, que você pode conhecer sob o nome de Rosa de Jericó. O motivo desse apelido é que, quando o clima não é propício – por exemplo, se estiver muito quente – os caules se dobram sobre si mesmos, a planta assume a forma de um casulo.

2. Dieffenbachia

Suas folhas vistosas se dão muito bem em áreas com pouca luz. Claro, você tem que ter cuidado com esta planta e colocá-la fora do alcance de crianças ou animais de estimação, pois algumas partes são tóxicas e podem causar reações alérgicas graves.

3. Aspidistra

Essa planta que víamos muito em apartamentos está mais uma vez se tornando uma tendência devido aos poucos cuidados que exige e como sobrevive bem em ambientes fechados. 

A irrigação que você precisa é de moderada a leve e, de fato, é recomendável deixar a camada superficial secar entre as regas. 

4. Sansevieria

Essa planta está na moda ultimamente por sua beleza escultural, mas também é versátil: com um pouco de água, ela sobreviverá perfeitamente. Além disso, tem uma vida longa… e sim, um desenvolvimento lento. 

A pleno sol será feliz, mas também será capaz de viver em situação de sombra, só que crescerá menos e suas folhas tenderão a enrolar.

5. Bromélias

Dentro dessa família de plantas tropicais, próxima à do abacaxi, existem muitas variedades. Elas são perfeitas para interiores escuros, porque não gostam de receber luz solar direta que queimaria suas folhas. 

As bromélias ideais são aquelas com folhas sem espinha. Não precisam de muita água e sempre surpreendem com cores intensas e formas selvagens.

6. Elkhorn Fern

Existem muitas samambaias, mas poucas de aparência tão marcante e sofisticada como essa. Você tem que saber que, na sombra, ele crescerá muito lentamente, mas permanecerá bela e viva. 

Na verdade, ela não tolera luz direta, mas um pouco de luz indireta é ótima para ela. De resto, é uma planta mais delicada do que as que discutimos até agora: a sua rega, por exemplo, deve ser feita com cuidado para não tocar nas folhas, que têm uma pilosidade branca muito delicada. Assim, é melhor realizá-la por imersão a cada 15 dias, introduzindo a base por meia hora em água e depois drenando.

Também é interessante que a temperatura em que se desenvolve permaneça estável, entre 21 e 25 graus.

7. Chlorophytum comosum

Ela se encaixa perfeitamente em interiores. Na verdade, se for plantada ao ar livre, deve sempre ser colocada em áreas sombreadas. Pertence à família das liliaceae e é muito decorativa devido às suas folhas verdes compridas e coladas.

8. Chamaedorea Elegans

Esta planta é muito, muito fácil de cultivar. Precisa de pouca água; apenas regue quando a camada superior estiver seca. Além disso, embora dê boas-vindas ao sol indireto, ela cresce sem problemas em ambientes escuros. 

Tem vida muito longa e viverá mais bonita se você borrifar água em suas folhas de vez em quando.

9. Antúrios

Os antúrios nasceram para ficar dentro de casa. É uma planta tropical, então o que mais precisa é de umidade; recomendo, no verão, regar duas ou três vezes por semana e, principalmente, deixar a água escorrer, nunca colocando um prato por baixo.

É uma planta muito resistente; novas folhas e flores vão brotando. Claro, as que ficam feias devem ser eliminadas.

10. Calathea

Levando em consideração que é uma planta comum da floresta tropical úmida, podemos deduzir que o calathea aprecia uma exposição moderada à luz, evitando sempre o sol direto. 

As regas têm que ser abundantes durante o crescimento, sem inundar o terreno, e no inverno são reduzidas, permitindo que o substrato seque ligeiramente entre rega e rega. 

11. Orquídea

Não precisam de luz direta; é uma planta que se adapta a quase todos os ambientes. Precisa de muita umidade e fertilização. E, por fim, um conselho: As plantas tropicais têm que ser vaporizadas diariamente; elas apreciam isso.

Qual dessas plantas você vai escolher para dar vida a sua casa?


Categorias: Plantas

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *