5 Motivos para cortar laços com alguns membros da família

Publicado por Equipe em


Os relacionamentos familiares podem ser muito complicados. A maioria das pessoas experimenta um forte sentimento de culpa se estiver pensando seriamente em se distanciar de um parente próximo, mesmo que seja para seu bem-estar.

Mas, por mais difícil que seja escolher, há vários motivos pelos quais cortar laços com alguém da sua família pode acabar sendo uma boa decisão para ambas as partes.

Você não pode escolher a família em que nasceu, mas certamente tem a opção de ficar longe deles se forem tóxicos e só causam dor. Certamente é uma decisão difícil, mas se for a única maneira de manter sua sanidade, então pode ser a maneira certa de lidar com a situação.

Por que cortar laços com membros da família às vezes é saudável?

A seguir estão os motivos pelos quais é normal abandonar um relacionamento familiar ruim:

1. Eles só te procuram quando precisam de algo

Quando você tem um relacionamento saudável com sua família, perceberá desde muito cedo que eles estão ao seu lado nos momentos bons e ruins, na pobreza e na riqueza. Na verdade, eles agem rapidamente quando você precisa de sua ajuda e apoio.

Mas se sua família só está lá para te ajudar porque precisam de algo em troca, então vale a pena reconsiderar se você deseja que eles façam parte de sua vida. O que eles mostraram é amor condicional, se é que vale a pena chamá-lo assim. Pense seriamente se deseja esse tipo de relacionamento familiar em sua vida.

2. Eles julgam você

Este mundo está cheio de pessoas críticas e é normal enfrentar algum tipo de julgamento em sua vida, mas não de sua família. Se for uma crítica construtiva, é diferente porque eles querem que você seja a melhor pessoa possível.

Mas, se sua família te julga a ponto de prejudicar sua autoestima e seus sentimentos, é melhor se afastar. As pessoas que deveriam estar lá para te ajudar deveriam não deveriam tentar te derrubar.

3. Corte os laços se eles fofocam sobre você

Se sua família trata você e sua vida como se fossem uma série dramática para compartilhar com todos que eles conhecem, então é melhor não contar nada a eles novamente. Melhor ainda, talvez você deva ficar totalmente longe deles.

Quando você compartilha os problemas mais profundos com sua família e precisa de consolo, o mínimo que eles podem fazer é respeitar sua vulnerabilidade e privacidade. Compartilhar com eles não é um ingresso para fofocar sobre sua vida, e você não deve tolerar isso deles.

4. Eles são manipuladores

Se você perceber que um dia sua família te insulta e no dia seguinte te trata bem, isso levanta uma bandeira vermelha. Uma relação saudável com a família deve ser assim: saudável. Sua família não pode ser má com você um dia e depois mudar para o pólo oposto.

Se sim, então provavelmente eles estão manipulando você. Esse tipo de tratamento acontece quando eles percebem que você começa a se afastar deles e a ter você de volta, aí passam a te tratar melhor. É para não perder o controle sobre você.

5. Eles te questionam sobretudo

Essa é outra tática de manipulação para fazer a vítima se sentir impotente e questionar sua própria percepção, memória e até mesmo sanidade. Se você percebe que seu familiar está fazendo algo errado e, quando o confronta, ele o nega na tentativa de desacreditá-lo, então você está sendo culpado.

Quando isso se tornar um ciclo constante de tentar fazer você se sentir desamparado, talvez seja a hora de cortar os laços com eles.

Você concorda com essas afirmações? Compartilhe em suas redes sociais para que outras pessoas possam ver.



0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *