Qual posição seu cachorro dorme? Veja o que cada uma delas significa

Publicado por Equipe em


Quando temos um animal de estimação, mudamos o conceito de amor por algo muito mais puro e sincero. Aqueles de nós que somos verdadeiros fãs dos animais sentem que temos um amigo fiel para toda a vida, alguém que nos procura, nos espera, embora em muitos casos não façamos o suficiente para merecer. 

Os cães tendem a preferir uma das 6 posturas abaixo. Preste atenção à maneira como ele dorme pode denotar problemas ou reflexos de estados emocionais. 

1. Encolhido

Nesta posição, o cão tenta esconder as pernas dentro do corpo para se aquecer e proteger seus órgãos mais sensíveis. Isso geralmente é comum quando o animal sente frio e quer aumentar a temperatura, principalmente nas extremidades do corpo. 

Não se preocupe, pois essa forma é muito comum em todos os cães. Geralmente responde ao padrão de um animal dócil, confiante e tranquilo.

2. Barriga para cima

Esta posição denota total confiança. Para um animal de estimação, é um sinal de submissão absoluta, pois coloca a sua própria garganta ao seu alcance e está vulnerável. 

Se o seu cão consegue dormir assim, significa que confia completamente onde está, que tem uma fé cega de que nada nem ninguém vai machucá-lo. 

Se ele fizer isso junto com você, ele também está lhe oferecendo a posição de alfa do grupo, porque ele sente que você pode garantir proteção a ele. É um sinal de respeito, mas também pode ser devido a problemas no trato digestivo.

3. De lado

Se você observar que seu cão dorme nesta posição, não significa que ele esteja desconfiando de seu ambiente, é simplesmente que ele se prepara para o caso de precisar agir. 

Você deve ter um cuidado especial, porque nesta posição eles tendem a ser muito enérgicos e, se eles se assustarem, podem desenvolver um problema relacionado ao coração.

4. De barriga para baixo

Dormir nesta posição pode parecer fofinho, mas realmente não é o mais apropriado. Como seus músculos estão tensos demais para descansar. 

Deve significar alerta total, que eles não estão se sentindo seguros ou são muito tímidos. Não tem nada a ver com o fato de poderem ser doces, o que aliás seria a coisa mais normal, é simplesmente que há algo que os perturba e que os impede de descansar.

5. De pernas para o ar

Quando optam por essa postura, que parece estar desmaiado, simplesmente se sentem despreocupados com o que os cerca. 

Eles podem ter acabado assim por serem excessivamente ativos e simplesmente não optarem por nenhuma das outras posições. 

Felicidade total, confiança total e nada que possa perturbá-los em seu descanso.

6. Supercão

Esta posição é muito típica de cachorros. Permite que fiquem alertas e necessitam do mínimo de energia para se levantar, protegendo a garganta e os órgãos vitais e facilitando o resfriamento em caso de excesso de calor. 

Esta é possivelmente uma posição muito comum para cães que estão começando a andar, pois permite que eles iniciem o exercício sem muitas complicações.

É importante ter em mente que as mudanças posturais podem ser devido a várias mudanças na atitude do seu animal de estimação, então se você notar que seu cão sempre usou uma forma de dormir e de repente muda para outra, pode ser devido a algum motivo relacionado ou com sua saúde ou uma mudança repentina em sua temperatura corporal. 

É importante ter em mente, uma vez que os animais não podem se comunicar conosco para nos informar sobre seus problemas.

Se notarmos alguma alteração deste tipo, convém avisar nosso veterinário de confiança. Lembramos que é importante manter um controle adequado das vacinas de nossos animais de estimação e controlar suas coleiras antiparasitárias ou métodos de defesa contra possíveis infecções por mosquitos. Cuidar do nosso amigo nos permitirá viver com ele por mais tempo.



0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *