O que significa acordar no meio da noite? Seu corpo está lhe dizendo algo…

Publicado por Equipe em


O bom descanso é tão importante que está provado que a reposição das horas de sono no fim de semana pode prevenir a morte prematura. Além disso, dormir é uma experiência que ninguém ousaria recusar se não fosse pela turbulenta dinâmica da vida contemporânea.

Acordar no meio da noite é algo que já aconteceu com todos nós, e para algumas pessoas isso já é muito comum. Tanto que tendemos a normalizar isso. Mas, na realidade, nosso corpo está programado apenas para acordar em situações muito específicas que – tenha certeza – não enfrentamos na segurança de nosso quarto.

Acontece que alguns hábitos que adotamos inconscientemente perturbam o sono. Claro, você provavelmente já ouviu que a cafeína é o pior inimigo de um bom descanso, e é verdade – por isso é melhor evitar -; Mas existem muitos outros hábitos que podem interferir no seu descanso. Provavelmente não estão fazendo você acordar no meio da noite, mas ainda estão fazendo você acordar cansado, como se não tivesse dormido.

Se alguma dessas coisas lhe soar familiar, preste atenção ao que seu corpo pode querer dizer a você e mude seus hábitos diurnos o mais rápido possível.

1. Você bebe muita água antes de ir para a cama

Isso faz com que você acorde para ir ao banheiro. Tente beber água 2 horas antes e vá ao banheiro antes de dormir. 

Se você ainda acorda com vontade de urinar, pode estar com noctúria, uma condição em que a micção é igual tanto de dia quanto de noite.

2. Você fica muito quente e não percebe

O corpo deve permanecer em uma temperatura perfeita. Para isso você deve levar em consideração as variáveis ​​que podem elevar a temperatura: um quarto muito quente, o material do colchão, seu pijama e até mesmo se você usa meias ou não.

Aprenda a cuidar desses detalhes e, se acordar à noite, verifique se não é porque está com calor.

3. Seu medicamento é um desregulador de sono

Alguns medicamentos, por exemplo, os antidepressivos, afetam nossos ciclos. O que você pode fazer é tomar o remédio mais cedo.

4. Você está estressado

Isso é mais comum e também pode interromper seu descanso, mesmo quando você está dormindo. Às vezes, o motivo do estresse é óbvio – um exame, uma entrevista de emprego – mas às vezes não é. 

Portanto, sempre medite: pelo menos 5 minutos antes de dormir, e se você estiver estressado, tome uma xícara de chá de camomila para se acalmar.

5. Você não tira os olhos das telas

As luzes das telas – telefones celulares, televisão, computador – ativam nosso cérebro e a luz azul coloca nossos ritmos circadianos fora de controle. Isso, pode te acordar, mas certamente afetará seu descanso, mesmo se você dormir. 

É melhor não ver nenhuma tela por pelo menos 2 horas antes de dormir. Caso contrário, você também pode usar óculos de bloqueio azuis.

6. Você se exercitou muito

O exercício físico eleva a temperatura corporal, o que nos ativa por pelo menos 2 horas. Portanto, evite fazer exercícios quando estiver perto da cama, pois também será mais difícil regular a temperatura do corpo.

7. Você comeu muito antes de dormir

Comer demais coloca o sistema digestivo para funcionar, causando refluxo ácido que flui desconfortavelmente do estômago para a garganta à noite. 

Tente comer 2 horas antes de ir para a cama e não coma muito.


Categorias: Saúde

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *