Por vários motivos, a melancia é um alimento muito popular no verão. Caracteriza-se principalmente por ser uma fruta muito refrescante, mas também rica em nutrientes e com muitos benefícios para a saúde. Hoje, vamos mostrar alguns dos benefícios que você pode obter comendo comendo melancia.
São inúmeros os benefícios que podemos obter ao incluir essa fruta em nossa alimentação. Beneficia o sistema imunológico, o cérebro, o coração e muito mais. Continue lendo para descobrir todas as propriedades que esta deliciosa fruta possui.
10 Razões para incluir melancia em sua dieta
1. Protege o coração
Comer melancia diariamente pode melhorar o funcionamento do sistema cardíaco. O motivo é que a melancia contém uma substância chamada licopeno (responsável por sua cor vermelha) que favorece o funcionamento do coração e atua contra os radicais livres.
Além disso, a melancia contém grandes quantidades de potássio. Este mineral reduz o risco de ataque cardíaco, diminui o colesterol ruim, melhora a circulação e regula o batimento cardíaco.
2. Fortalece os ossos
O licopeno também foi associado à saúde óssea. O consumo diário de melancia reduz o risco de osteoporose, além do potássio que contém ajuda a absorver o cálcio, o que favorece a saúde das articulações e dos ossos.
3. Fortalece o sistema imunológico e ajuda na cura
A melancia contém grandes quantidades de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e ajuda na cura.
4. Promove a perda de peso
Esta fruta é muito baixa em calorias e é composta por 90% de água, por isso é ideal para incluir em uma dieta de emagrecimento. Mas, além disso, a melancia contém uma substância chamada citrulina, que ao ser processada pelo nosso corpo se transforma em arginina, esse aminoácido favorece a queima das gorduras.
5. É um anti-inflamatório natural
A melancia possui grande quantidade de flavonoides, carotenoides (o licopeno é um deles) e triterpenóides. Todas essas substâncias têm propriedades anti-inflamatórias.
6. Colabora na prevenção do câncer
O licopeno foi associado em alguns estudos a um risco reduzido de câncer de próstata, mama, pulmão, útero e cólon.
7. É um alcalinizante natural
A maioria dos alimentos que consumimos diariamente são alimentos que acidificam o pH do nosso corpo. A melancia, por outro lado, é um alimento altamente alcalinizante. Dietas ácidas têm sido associadas a doenças como câncer, diabetes tipo 2 e Alzheimer.
8. Melhora a visão
Algumas substâncias contidas na melancia podem ajudar a reduzir os problemas de visão relacionados ao envelhecimento.
9. Melhora a pele e o cabelo
O beta-caroteno contido na melancia favorece a produção de vitamina A, que auxilia na produção de sebo e no crescimento celular.
10. É um estimulante natural
Um estudo realizado pela Universidade do Texas relaciona o consumo de melancia com o relaxamento dos vasos sanguíneos. Este efeito é muito semelhante ao efeito dos suplementos estimulantes.
Com todos esses benefícios, experimente comer melancia de vez em quando. Seu corpo irá te agradecer!!!