10 Motivos para incluir a melancia em sua alimentação

Publicado por Equipe em


Por vários motivos, a melancia é um alimento muito popular no verão. Caracteriza-se principalmente por ser uma fruta muito refrescante, mas também rica em nutrientes e com muitos benefícios para a saúde. Hoje, vamos mostrar alguns dos benefícios que você pode obter comendo comendo melancia.

São inúmeros os benefícios que podemos obter ao incluir essa fruta em nossa alimentação. Beneficia o sistema imunológico, o cérebro, o coração e muito mais. Continue lendo para descobrir todas as propriedades que esta deliciosa fruta possui.

10 Razões para incluir melancia em sua dieta

1. Protege o coração

Comer melancia diariamente pode melhorar o funcionamento do sistema cardíaco. O motivo é que a melancia contém uma substância chamada licopeno (responsável por sua cor vermelha) que favorece o funcionamento do coração e atua contra os radicais livres.

Além disso, a melancia contém grandes quantidades de potássio. Este mineral reduz o risco de ataque cardíaco, diminui o colesterol ruim, melhora a circulação e regula o batimento cardíaco.

2. Fortalece os ossos

O licopeno também foi associado à saúde óssea. O consumo diário de melancia reduz o risco de osteoporose, além do potássio que contém ajuda a absorver o cálcio, o que favorece a saúde das articulações e dos ossos.

3. Fortalece o sistema imunológico e ajuda na cura

A melancia contém grandes quantidades de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e ajuda na cura.

4. Promove a perda de peso

Esta fruta é muito baixa em calorias e é composta por 90% de água, por isso é ideal para incluir em uma dieta de emagrecimento. Mas, além disso, a melancia contém uma substância chamada citrulina, que ao ser processada pelo nosso corpo se transforma em arginina, esse aminoácido favorece a queima das gorduras.

5. É um anti-inflamatório natural

A melancia possui grande quantidade de flavonoides, carotenoides (o licopeno é um deles) e triterpenóides. Todas essas substâncias têm propriedades anti-inflamatórias.

6. Colabora na prevenção do câncer

O licopeno foi associado em alguns estudos a um risco reduzido de câncer de próstata, mama, pulmão, útero e cólon.

7. É um alcalinizante natural

A maioria dos alimentos que consumimos diariamente são alimentos que acidificam o pH do nosso corpo. A melancia, por outro lado, é um alimento altamente alcalinizante. Dietas ácidas têm sido associadas a doenças como câncer, diabetes tipo 2 e Alzheimer.

8. Melhora a visão

Algumas substâncias contidas na melancia podem ajudar a reduzir os problemas de visão relacionados ao envelhecimento.

9. Melhora a pele e o cabelo

O beta-caroteno contido na melancia favorece a produção de vitamina A, que auxilia na produção de sebo e no crescimento celular.

10. É um estimulante natural

Um estudo realizado pela Universidade do Texas relaciona o consumo de melancia com o relaxamento dos vasos sanguíneos. Este efeito é muito semelhante ao efeito dos suplementos estimulantes.

Com todos esses benefícios, experimente comer melancia de vez em quando. Seu corpo irá te agradecer!!!



0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *