15 Utilidades do vinagre de maçã no jardim

Publicado por Equipe em


O vinagre tem uma vasta gama de utilidades e além da sua utilização na cozinha, também pode ser de grande ajuda no jardim. É um ingrediente que apresenta grande versatilidade, podendo ser utilizado na solução de muitos problemas comuns que o jardim apresenta, e até mesmo na limpeza doméstica.

Continue lendo nosso artigo que lhe dará 12 dicas sobre como usar o vinagre para o jardim.

15 maneiras muito úteis de usar vinagre de maçã no jardim

1. Para cultivar belas azaleias

As azaleias crescem melhor quando estão em solos com pH mais ácido, por isso regar as plantas com uma mistura de um quarto de água com duas colheres de vinagre estimula o crescimento destes tipos de plantas.

2. Aumentar a acidez do solo

Isso é usado para aumentar a acidez do solo, adicione uma xícara de vinagre a um galão de água. Este procedimento é importante para o crescimento de várias plantas, como as azaleias ou gardênias. Além disso, é responsável pela liberação de um mineral tão importante para as plantas quanto o ferro.

3. Neutralize o limão no jardim usando vinagre

O calcário do jardim pode ser neutralizado enxaguando as mãos depois de trabalhar nele. Usando este remédio, você pode evitar ter a pele áspera, bem como descamação causada pela cal. O excesso de cal pode ser removido ao transplantar uma panela, enxaguando-as previamente.

4. Herbicida natural para remover ervas daninhas

Pulverizar o vinagre diretamente sobre as ervas que se deseja eliminar é uma forma muito eficaz, a pureza do vinagre as elimina e evita que apareçam por um certo tempo. Adicione uma pitada de sal a esta mistura para prolongar a eficácia. 

5. Prolongue a vida das flores

Para quem gosta de cortar flores e guardá-las no vaso como decoração, essa mistura vai ajudar a manter as flores vivas por mais tempo, evitando que murchem.

Basta adicionar 2 colheres de sopa de vinagre e 2 de açúcar em um litro de água, e incorporar essa mistura no vaso de sua preferência. Por fim, será necessário cortar os caules e trocar a solução em períodos de 5 dias.

6. Vasos de plantas

É possível fertilizar as plantas nos vasos e purificar essa água com a adição de uma solução especial, usando vinagre para os vasos. Para a mistura, use 2 colheres de sopa de vinagre de maçã para cada três litros de água e, assim que estiver pronta, regue as plantas com essa mistura.

7. Refresque as flores usando vinagre

Para refrescar as flores, 2 colheres de sopa de vinagre com 1 colher de chá de açúcar devem ser adicionadas a cada litro de água. Além disso, as flores podem ser preservadas no vaso adicionando duas colheres de sopa de vinagre e três colheres de açúcar por litro de água morna.

Os caules das flores precisam estar submersos de sete a dez centímetros.

8. Limpe as ferramentas de jardim

As pessoas que têm mania de limpar também podem usar vinagre para limpar e remover fungos de ferramentas de jardim sempre que necessário. Uma forma simples, segura e natural de limpar equipamentos de jardim, sem a necessidade de outros produtos de maior custo. Uma mistura de água e vinagre é usada na proporção de 10 para 1.

9. Eliminar lesmas e caracóis

Finalmente, este remédio pode ser utilizado pulverizando diretamente às plantas com o objetivo de eliminar caramujos e lesmas, uma forma simples de manter os vegetais livres de picadas.

10. Elimine as moscas da fruta

Usar vinagre para o jardim mata as moscas da fruta. Para manter as moscas-das-frutas e moscas domésticas afastadas, você precisa misturar meia xícara de vinagre de maçã, uma colher de sopa de melaço, um quarto de xícara de açúcar e uma xícara de água.

Em seguida, despeje a mistura em um recipiente adequado e pendure na árvore frutífera. As moscas da fruta serão apanhadas assim que tentarem repassar a mistura.

11. Luta contra fungos

Mofo ou fungo podem prejudicar suas plantas e deixar manchas escuras em seus caules e folhas. No entanto, o vinagre também pode ajudar neste caso. Tudo que você precisa fazer é fazer um pouco de chá de camomila e adicionar 2 colheres de chá de vinagre. Em seguida, despeje a mistura em um borrifador e borrife suas plantas.

Isso irá impulsionar o crescimento de suas plantas. No entanto, se você estiver cultivando rosas, adicione 3 colheres de sopa de vinagre de maçã a 4 litros de água e borrife as rosas para combater o fungo.

12. Evite pragas e afaste os gatos usando vinagre 

O cheiro de vinagre é horrível para gatos, cachorros, coelhos e roedores, então se você espalhar um pouco de vinagre pelo jardim, você os manterá afastados. Além disso, você pode embeber algumas roupas velhas em vinagre e colocá-las em estacas ao redor do jardim.

13. Eliminar formigas

É definitivamente um dos inseticidas orgânicos mais poderosos, então você pode borrifar o vinagre por toda a casa para afastar formigas. Repita depois de alguns dias para garantir que todas as formigas tenham sumido.

14. Limpar os potes de barro

Os potes de barro ficam atraentes no jardim, mas também preservam a umidade do solo e, assim, protegem as raízes durante o verão. No entanto, eles também absorvem sal e minerais da água; você precisa de um pouco de vinagre para limpá-los e torná-los bons para usar novamente.

Inicialmente, remova o resíduo duro ou pegajoso. Em seguida, adicione uma xícara de vinagre a 5% a 3-4 xícaras de água e esfregue as panelas e deixe assim por meia hora. Limpe qualquer resíduo restante com um pouco de vinagre não diluído.

15. Germinação de sementes

Usar vinagre branco pode ajudar a acelerar a germinação das sementes, especialmente de quiabo, aspargos e sementes que não germinam facilmente.

Você deve esfregar as sementes com a lixa grossa na noite anterior ao plantio. Em seguida, misture 125 ml de vinagre, 500 ml de água morna e um pouco de detergente. Mergulhe as sementes nesta mistura e plante de manhã.



0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *