30 Alimentos mais importantes para o seu corpo que você sempre ter em casa

Publicado por Equipe em


A importância da nossa saúde depende entre outras coisas da alimentação, hoje falamos de alimentos saudáveis importantes para o seu corpo.

Você verá como é fácil incorporá-lo em sua dieta. Verá também que são alimentos acessíveis, económicos e fáceis de usar.

Alimentos saudáveis ​​consumidos naturalmente, seja no cozimento rápido ou introduzidos em receitas mais elaboradas, nos fornecerão boas doses de nutrientes de qualidade, necessários para que nosso corpo funcione a todo vapor.

Você está pronto? Bem, vamos começar:

1. Alho

Apesar da “má fama” por ser um ingrediente forte que nos deixa com um hálito peculiar, o alho tem um grande valor nutricional e pouquíssimas calorias, tudo isso aliado a muita vitamina C, vitamina B6 e manganês. 

Basta adicionar às nossas refeições diárias, já estaremos fornecendo os seus nutrientes. Um aliado quando se trata de reduzir o colesterol ruim, cuidar do coração e purificar o corpo.

2. Cebola

Outro ingrediente estrela em nossas cozinhas é a cebola, perfeita para evitar problemas circulatórios, combater o colesterol e a hipertensão e se isso não bastasse é também um diurético. 

Consuma cru e adicione às refeições, lembre-se que também é o ingrediente estrela de qualquer bom refogado.

3. Beterraba

Um alimento que nos ajuda a prevenir doenças e uma grande fonte de ferro, você não pode deixar de incluir no seu carrinho de compras.

4. Cenoura

Rica em muitos nutrientes, se destaca principalmente pela vitamina A e pelos carotenóides. Eles também são uma fonte de potássio, fósforo, magnésio, iodo e cálcio. 

5. Ovos

Rico em proteínas de alto valor biológico, contém todos os aminoácidos essenciais. 

Até recentemente acreditava-se que era necessário moderar o seu consumo, hoje existem estudos que mostram que o consumo de ovos, todos os dias, é benéfico, cozidos, fritos, em omelete ou mexidos, eles são uma boa fonte de nutrientes.

6. Lentilhas

Ótima fonte de proteína vegetal, além do ferro, também são ricas em potássio, fósforo e cálcio. Têm fibras e saciam enquanto têm baixo teor de gordura, portanto, perfeitos para perda de peso ou dietas de alta energia. 

As lentilhas bem cozidas com vegetais abundantes e um punhado de arroz integral são um prato único perfeito.

7. Grão-de-bico

Você deve incluir a lentilha em sua dieta, pois são fonte de vitaminas B9, ácido fólico e além de vitamina A e alguma vitamina C. Também nos fornece minerais como cálcio, ferro, iodo, magnésio, potássio, sódio, selênio e zinco. 

8. Feijão preto ou vermelho

São os nossos preferidos, embora todos os feijões sejam bem-vindos, os feijões vermelhos têm um elevado teor de zinco, nos ajudam a aumentar as nossas defesas ao fortalecer o sistema imunológico e também podem ser benéficos para uma fertilidade ideal, entre muitas outras propriedades interessantes. Você já tentou adicionar às suas saladas?

9. Arroz integral

Os cereais consumidos na sua forma integral, além de serem mais saudáveis ​​têm mais propriedades nutricionais. O arroz integral ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, prevenindo diabetes, também a obesidade, reduzindo a pressão arterial e prevenindo doenças cardiovasculares. 

Tendo sempre no frigorífico um recipiente com arroz ou outro cereal integral cozido anteriormente, também pouparemos muito tempo na hora de preparar as nossas refeições.

10. Milho

Outra das nossas comidas preferidas, ajuda a fortalecer o cérebro, também é perfeito para estimular o humor e acalmar os nervos. 

11. Ervilhas

Muita proteína e poucos carboidratos, também pouca gordura, além de minerais fundamentais, cálcio, fósforo… Para comer crus ou cozidos se você os incorporar em seus pratos favoritos.

12. Peixes oleosos

O melhor que podemos encontrar nesse grupo de peixes é o alto teor de ômega 3, perfeito no combate às doenças cardiovasculares. Também se destaca pelas suas proteínas e minerais, entre os quais destacamos o fósforo e o magnésio, as vitaminas do grupo B e as vitaminas A e D. 

É preferível cozinhá-lo na grelha e não exagerar nos molhos. Anchovas, atum, salmão, qual é a sua preferida? Gostamos muito da cavala, que também fica ótima na salada.

13. Espinafre

Se destacam pelo alto teor de cálcio, ferro, potássio, magnésio, manganês e fósforo. Em relação às vitaminas, o espinafre é rico em vitamina A, vitamina C, vitamina E, vitamina K, vitaminas B, especialmente ácido fólico. 

Consumir de preferência crus para aproveitar ao máximo todos os nutrientes.

14. Laranja

Famosa pela sua grande quantidade de Vitamina C, e não devemos esquecer que tem muitas outras propriedades, é ótima na prevenção de doenças cardiovasculares e um ótimo alimento antioxidante. 

15. Maçã

Ela contém pectina, uma fibra solúvel que nos ajuda a reduzir o colesterol no sangue. Além disso, minerais como o potássio, responsáveis ​​por controlar a pressão arterial, diminuem o risco de problemas cardíacos. Dizem que uma maçã por dia afasta o médico, é verdade? Claro que sim.

16. Abóbora

Rica em água e com pouquíssimas calorias, além de deliciosa, o que o torna um ótimo alimento. Fornece principalmente carboidratos complexos, também em grande quantidade de fibras e para destacar: carotenos.

17. Uvas

Elas melhoram o seu humor e ajudam a se recuperar do cansaço e da exaustão. Elas são uma grande fonte de antioxidantes. Elas também são uma fruta “desintoxicante” que ajuda nosso corpo a se limpar e se purificar.

18. Amoras

Essas deliciosas frutas são muito ricas em vitamina C, além disso, possuem grande quantidade de fibras, são baixas em calorias e possuem, como a uva, grande quantidade de antioxidantes.

19. Mirtilos

Os mirtilos fornecem nutrientes que fortalecem o sistema imune e protegem a saúde do coração, sistema digestivo e cérebro.

20. Brócolis

Embora estejamos acostumados a pensar que os alimentos com mais vitamina C são laranjas, nos enganamos, é o caso do brócolis, que é um dos alimentos com mais vitamina C, cálcio, fibra, ácido fólico, uma delícia e muito nutritivo.

21. Couve-flor

A melhor amiga do nosso cérebro. Experimente substituir o arroz por couve-flor ralada. Incrível, baixo teor de carboidratos e muito saboroso.

22. Acelga

Este vegetal de folhas verdes é rico em vitamina A, por isso nos ajuda a manter uma pele bonita e saudável, bem como uma boa visão e um cabelo forte e brilhante, saudável. 

23. Amêndoas

As amêndoas contêm um alto teor de gorduras monoinsaturadas saudáveis, uma boa dose de fibra, muita proteína e muitos outros nutrientes a serem levados em consideração. 

24. Nozes

Se amamos amêndoas, também amamos as nozes. São ricos em antioxidantes e vitaminas que promovem nosso desenvolvimento intelectual, ajudam nosso cérebro a funcionar e também nos mantêm alertas.

25. Sementes de gergelim

Essas pequenas sementes são carregadas de cálcio, lembre-se de esmagá-las antes de consumi-las para promover sua assimilação. Elas também contêm proteínas de alta qualidade e gorduras saudáveis.

26. Sementes de abóbora

Ótimos para diabetes, destacamos também que são muito boas para a saúde da próstata dos homens e também relaxam e aliviam os sintomas da menopausa nas mulheres.

27. Carne magra

É um dos mais saudáveis ​​que podemos encontrar se optarmos por consumir carne animal. Este, além das proteínas, possui minerais e vitaminas que o tornam um alimento rico em ferro, zinco, fósforo e várias vitaminas, principalmente do grupo B. 

Quase não contém gordura, por isso ajuda no combate à obesidade, previne o colesterol e doenças cardiovasculares. Frango grelhado ou peru, também coelho, são carnes com baixo teor de gordura, geralmente indicadas em dietas para emagrecer.

28. Batata doce

Rica em vitamina A, na forma de beta-caroteno. Ótima para pele, saúde ocular e beleza geral. Assados ​​são uma delícia e já estamos em plena temporada. Adicione à sua lista de compras!

29. Tomate

É rica em vitaminas e minerais, também nos fornece vitamina C e é um ótimo antioxidante natural. Também se destaca na vitamina A, vitamina K, ferro e potássio.

30. Água

A água alimenta? Sim e também é essencial para a vida. Sem o consumo adequado de água, nosso corpo não funcionará adequadamente. Não perca cerca de oito copos de água por dia em sua dieta.

Poderíamos continuar a enumerar os alimentos, bem como as suas qualidades e os seus contributos nutricionais, tenhamos consciência da importância de uma alimentação saudável, de uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes.

Lembre-se também da importância de fazer exercícios, é suficiente caminhar um mínimo de trinta minutos por dia em ritmo acelerado, usar as escadas em vez do elevador. São ações que podem parecer insignificantes, mas que nos ajudam a ter bons hábitos e levar um estilo de vida saudável.



0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *