18 Utilidades incríveis de bicarbonato de sódio que todos precisam conhecer

Publicado por Equipe em


O bicarbonato de sódio é um remédio caseiro típico de nossos ancestrais, mas é uma solução para muitas doenças físicas. Uma das suas funções é dilatar as veias do sangue, esse sal permite que o oxigênio se espalhe por todo o corpo e o pH do sangue se equilibre e, por isso, tem sido usado como tratamento para doenças como azia, gastrite, artrite, osteoporose, diabetes e câncer. 

Mas, esses não são os únicos benefícios do bicarbonato de sódio; na verdade, esse sal tem muitas utilidades, por isso pode ser usado para o cuidado de plantas e limpeza doméstica. Aqui, está uma lista das diferentes maneiras de aproveitar ao máximo os benefícios do bicarbonato: 

Para limpeza: 

1- Remove as manchas de óleo e graxa. Polvilhe bicarbonato de sódio sobre a mancha e esfregue com uma escova úmida. 

2- Desinfeta e branqueia várias superfícies. Desde uma banheira a azulejos ou a cozinha. Polvilhe bicarbonato de sódio em uma esponja úmida e esfregue. Em seguida, deixe descansar por 5 minutos, enxágue bem e seque. 

3- Limpe o chão. Remova a sujeira com 1/2 xícara de bicarbonato de sódio dissolvido em um balde de água morna. 

4- Deixe suas roupas sem manchas ou cheiros. Para roupas, adicione 1/2 xícara de bicarbonato de sódio ao sabonete líquido; para os bichinhos de pelúcia polvilhe com bicarbonato de sódio e deixe descansar por 15 minutos. Retire o bicarbonato com um pincel e pronto; e para tapetes, polvilhe toda a superfície e deixe descansar durante a noite, em seguida, varra o máximo possível e aspire o resto. 

5- Remove os maus odores dos sapatos. Polvilhe uma colher de sopa em seus sapatos enquanto você não os estiver usando e jogue fora quando você for usar.

Para a saúde: 

6- Pode ser usado como pasta de dente.

7- É um esfoliante para rosto e corpo. Você só precisa misturar 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em 50 ml de água. Esfregue suavemente no rosto ou corpo em movimentos circulares e depois enxágue. 

8- É um desodorante natural. Misture uma pitada de bicarbonato de sódio com gotas de água e aplique diretamente nas axilas. 

9- Reduz a sensação de cansaço nos pés. Mergulhe os pés em uma tigela com água morna e três colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Esfregue e deixe descansar por alguns minutos. Adicione algumas gotas de óleo essencial de lavanda. 

10- Desintoxicante. Adicione 1/2 xícara de bicarbonato de sódio na banheira. Isso irá neutralizar os ácidos em sua pele, aliviando dores, coceiras e toxinas. Adicione 1/2 xícara de vinagre para deixar a pele mais macia. Além disso, a mistura limpará a banheira. 

11- Diga adeus à azia. Adicione uma pitada de bicarbonato de sódio a um copo de água com limão e beba. 

12- Suaviza a pele das mãos. Misture 3/4 do bicarbonato de sódio e 1/4 da água. Aplique a pasta nas mãos e depois enxágue. 

13- Alivia picadas de insetos. Faça uma pasta com um pouco de bicarbonato de sódio e água e aplique sobre a picada. Isso ajudará a aliviar a coceira. 

14- Ajuda a perder peso.

Para as plantas: 

15- Fungicida. Misture um galão de água com quatro colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Aplique em roseiras para combater manchas pretas de fungos, ou em árvores ou fruteiras quando elas começarem a aparecer.

16- Fortaleça suas plantas. Você aumentará a fotossíntese (e assim sua planta se fortalecerá e mais folhas crescerão). Faça uma mistura com um pouco de bicarbonato com vinagre e aplique na sua planta. 

17- Para eliminar a grama selvagem. Coloque uma camada espessa de bicarbonato de sódio na grama que deseja remover e em cerca de 2-3 dias a grama deve começar a morrer.18- Mantenha as pragas afastadas. Polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio no solo de seu jardim – formigas, aranhas ou baratas evitam se aproximar.



0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *