19 Coisas que todas as crianças precisam saber aos 12

Publicado por Equipe em


A partir do momento em que nasce um bebê, ele passa a fazer parte da nossa família e, ao mesmo tempo, faz parte de uma sociedade.

Tomamos uma série de decisões que nos afetam em maior ou menor grau ao longo de nossa vida. Ser sujeitos ativos ou sujeitos passivos? Ser obediente ou rebelde? Ser submisso ou lutador? Ser humilde ou vaidoso? Egoísta ou solidário? Amigável ou hostil? Violento ou dialogante? Otimista ou pessimista? Respeitoso ou intolerante?

Bem, abaixo vamos te dizer quais são as 19 coisas que as crianças devem saber aos 12 anos, leia atentamente e veja se você concorda.

1. O que é amizade

Um pai não é amigo de um filho, embora estabeleça com ele uma relação com muitas das características que podem definir uma relação de amizade. 

A amizade é “afeto pessoal, puro e desinteressado, compartilhado com outra pessoa, que nasce e se fortalece com o tempo”.

No relacionamento com nossos filhos eles vão aprender o que é carinho, querer estar com uma pessoa só porque, sem ser em troca de nada, sem esperar nada da outra pessoa, só pelo simples fato de terem coisas em comum e respeitar uns aos outros.

Que amigo é aquele que é capaz de fazer coisas incríveis pelo outro, e apoiá-lo nos momentos bons e ruins, mas nada (ou quase nada) tem a ver com amizade nas redes sociais, onde uma pessoa com mais de 1.000 amigos pode não ter realmente um cujo relacionamento seja próximo.

Não filho, não filha, nunca tire vantagem de ninguém em troca de sua amizade e nunca deixe ninguém dar sua amizade em troca de alguma coisa.

2. O que é machismo

Vivemos em um mundo criado por e para os homens, no qual as mulheres devem fazer malabarismos para se enquadrar da melhor forma possível e, além disso, devem suportar o fato de que muitos homens continuam a perpetuar a crença ou o obstáculo dos tempos em que as mulheres estavam a serviço dos homens.

Os homens nunca devem fazer você se sentir mais homem ou mulher do que ninguém, mas igual. Igualdade entre vocês e igual perante a sociedade. Com os mesmos direitos e os mesmos deveres, mas nunca menos que ninguém por ser menino ou menina.

3. Os maiores ladrões geralmente usam ternos (e para que servem as eleições)

Passamos metade de nossas vidas tentando explicar aos nossos filhos que eles têm que ser boas pessoas.

Quão injusto, quão difícil é depois perceber que, em muitos casos, aqueles que governam o mundo, aqueles que tomam decisões, não são boas pessoas.

As aparências costumam enganar e, embora suspeitamos dos pobres, os maiores ladrões costumam usar ternos

Muitos daqueles que usam ternos estão liderando nossas cidades, nossas comunidades autônomas e nosso país. Vale a pena deixar claro para que, na hora de votar, escolha bem. 

Para escolher as pessoas que realmente querem fazer algo por seu povo, e não para aqueles que só ocupam a cadeira para viver bem com o dinheiro dos outros.

4. Como tentam nos enganar com comerciais de TV

O que você vê na TV é, na maioria dos casos, uma farsa.

Muitas das coisas que você vê neste mundo têm uma missão: fazer com que você gaste seu dinheiro. E às vezes eles fazem isso com métodos muito questionáveis. 

Eles vão tentar fazer você se sentir infeliz, incompleta, malfeita, feia (especialmente farão isso com você, filha), e farão você acreditar que precisa do que eles oferecem para completá-la. Só então você vai sorrir como os atores dos comerciais e só então você estará na moda e poderá ser aceito pelos outros.

A televisão é um meio incrível e pode fazer com que você goste muito e até aprenda muito. O problema é que, quando mal usada, pode ser muito perigosa. Pense, sempre pense.

Porque mesmo quando se trata de dar a notícia, a história pode ser explicada de uma forma que parece o contrário do que é.

5. Por que as pessoas das revistas são perfeitas?

Photoshop. Chama-se Photoshop, é um programa que modifica imagens para que homens e mulheres que aparecem em revistas e na internet fiquem magros, com curvas incríveis, pele livre de impurezas, marcas e rugas e cabelos como os de um filme. 

Tudo com o intuito de fazer você acreditar que essas pessoas existem e que você deve aspirar a ser como elas. Para que? Bem, para que se sinta inferior, para que se preocupe mais com a sua imagem, para que tente ser como eles e gaste o seu dinheiro.

Tudo se resume a pessoas criando necessidades nos outros, que acabam atendendo a essas necessidades gastando seu dinheiro.

Mas não, essas pessoas não existem, porque se você as visse ao vivo você perceberia que não são elas que estão na foto.

6. De onde viemos?

Nem cegonhas, nem sementes, nem plantas… quando um menino e uma menina crescem se tornam adultos e a partir desse momento podem ter filhos. 

Os filhos são feitos por meio de relações sexuais, que podem ser feitas tanto por amor quanto pelo simples fato de curtir o momento com uma pessoa que deseja a mesma coisa.

Falar a verdade cria confiança na relação de pais e filhos.

7. As drogas são umas das piores invenções que já fizeram

Muitas pessoas tentarão te convencer de que se você não usar drogas, você não será tão “legal” quanto eles. A questão é: você consegue se divertir sem usar drogas? Claro que sim.

Agora, se você vai a lugares e com pessoas que não te oferecem essa diversão, se você depende das drogas para se divertir, pode ter que se perguntar se é lá que você quer estar, ou se é com eles que você deseja compartilhar sua juventude.

Você não é melhor por fazer o que os outros fazem, nem é pior por não fazer.

8. A violência nunca é uma solução

Não somos animais selvagens, mas sim pessoas civilizadas e, como tal, sabemos raciocinar e dialogar e podemos chegar a acordos sem a necessidade de prejudicar fisicamente ninguém.

Não acho que você goste de alguém batendo em você, então você também nunca deve bater em ninguém.

9. O que é morte

Embora pareça estranho, a morte é outra parte da vida, porque é inevitável. E não só é inevitável, mas você verá isso muitas vezes, infelizmente. 

Você perderá seu animal de estimação, perderá um amigo (não quero dizer estritamente agora, mas no futuro), perderá seus entes queridos, me perderá se tudo seguir a ordem planejada… e você continuará aqui cumprindo o que quer que seja a sua missão na vida.

Pense nela, de vez em quando, pense em como tudo acaba de repente para uma pessoa e o que acontece com quem fica chorando com a sua partida. 

10. Nunca faça a ninguém o que você não quer que façam a você

Eu sempre disse a você, quando você machuca uma criança, ou quando você perde o respeito por alguém, ou quando você ri de alguém, quando você era pequeno, para não fazer isso porque você não gostaria que eles fizessem isso com você. 

Este conselho, ou regra, é válido por toda a vida. Nunca faça a outra pessoa o que você não quer que ninguém faça a você. O respeito deve sempre existir.

11. Às vezes, a felicidade é fazer os outros felizes

O mundo está ficando cada vez mais egoísta. As pessoas estão se tornando cada vez mais egoístas, mais individualistas, mais preocupadas consigo mesmas e menos com os outros (pelo menos é esse o meu sentimento em comparação com as gerações anteriores). 

Sempre procure fazer algo de bom para os outros. Às vezes, a felicidade não é conseguir tudo, mas ver que os outros são felizes por sua causa.

12. Não confie nas aparências

Não confie nas aparências, porque você pode obter surpresas muito agradáveis, mas também surpresas muito desagradáveis.

Cada pessoa tem um valor, uma vida e circunstâncias. Tenha cuidado em quem você confia… as aparências enganam.

13. O perdão é uma virtude

Você tem que ser capaz de perdoar porque os erros são inevitáveis. As pessoas ao seu redor vão cometer erros, vão te machucar e vão pedir perdão por isso, da mesma forma que você vai cometer erros, vai machucar alguém e vai pedir perdão por isso.

Você precisa aprender a perdoar porque também deseja ser perdoado. É uma virtude.

No entanto, não esquecer também é uma virtude dependendo das circunstâncias, pois pode te ajudar a saber em quem confiar e em quem não confiar.

14. Nunca pense que você sabe tudo sobre algo

A arrogância geralmente não é uma atitude que faz bem. 

A última coisa que você deve fazer é parar de aprender achando que sabe de tudo… Nunca saberemos de tudo.

Parar de aprender é parar de crescer, de amadurecer, de se realizar como pessoa, de formar sua opinião, seu conhecimento, seu ser. 

15. O que é violência de gênero

É algo que você nunca deve fazer e que não deve permitir que ninguém faça a outra pessoa ou a você. 

É todo aquele abuso físico e/ou psicológico que é exercido sobre alguém por ser do mesmo sexo ou gênero. É horrível. 

Existem pessoas que acreditam ter o direito de fazer os outros se sentirem mal e magoá-los, e isso nunca deveria acontecer.

16. A cor da pele não nos define

Suponho que você já tenha percebido que o mundo não é um lugar que pretende tratar a todos da mesma forma. 

Por muito tempo as mulheres foram tratadas (até agora sofrem) como inferiores e as pessoas com uma cor de pele diferente da branca também sofreram isso por muito tempo, e ainda sofrem com isso.

Mas a cor da pele não diz nada sobre nós. Absolutamente nada. Você não é melhor por ser branco e não é pior por ser negro, assim como você não é melhor por ser homem e pior por ser mulher. 

Todos devemos ser tratados da mesma forma e todos merecemos o mesmo respeito, independentemente de onde nascemos ou do que somos.

17. O que é amor

Você se lembra do que eu falei sobre amizade? Bem, é algo assim, mas agregando a isso a vontade de ficar mais tempo com o outro, a necessidade de estar junto, o desejo de fazê-lo feliz, de compartilhar tempo, espaço e carinho.

Amar é também ter vontade de beijar, tocar e rir juntos, e tudo o mais que já falamos deve prevalecer: respeitar, não fazer com o outro o que você não quer que ele faça com você, não fazer coisas em busca de uma recompensa ou interesse.

O amor é para ser desfrutado e é difícil defini-lo porque é preciso vivê-lo para saber exatamente o que é. Mas é algo tão mágico e tão valioso que você tem que cuidar disso. 

18. O que é um vício e por que nos preocupamos com os celulares?

Quando algumas das coisas que gostamos de fazer ou algumas das coisas que nos são úteis ocupam muito tempo e limitam nosso desejo ou capacidade de fazer outras coisas, podemos falar de vício.

As pessoas podem ficar viciadas em diferentes coisas, e geralmente o são porque não foram capazes de equilibrar suas vidas emocionalmente, porque sofrem de deficiências.

Antes de cair em um vício que pode ser perigoso, a ponto de destruir sua vida (drogas, álcool, etc.), você tem que encontrar um jeito de encontrar a felicidade em outras coisas, às vezes no cotidiano.

19. Sempre vamos amar você

Se te digo isso quando tens 12 anos, é porque tenho a certeza de que a minha missão de pai, de transmissor de valores, educação e informação ficará para segundo plano. 

Você já está numa idade em que vai começar a valorizar mais os relacionamentos fora da família, ou seja, o relacionamento com os amigos. 

Eu poderei dar minha opinião quando você me perguntar, e talvez eu dê minha opinião sem você, mas estou ciente que o que prevalece agora é a confiança, sabendo que fiz todo o possível para permitir que você seja quem você deseja ser e tudo o que for possível para ser um exemplo.

Agora é a sua vez de continuar vivendo, tomar decisões, escolher, acertar, errar e seguir em frente, etc. Só quero dizer que seus pais, vão amar você para sempre, faça o que fizer. E que estaremos ao seu lado sempre que precisar. 

Que pessoa você quer ser? Que tipo de adulto você quer se tornar? Você tem a resposta… porque lutamos para consegui-la, nós o apoiaremos tanto quanto pudermos. Para sempre.


Categorias: Família

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *